A construção e interpretação das escalas de conhecimento: considerações gerais e uma visão do que vem sendo feito no Saresp

Autores

  • Raquel da Cunha Valle

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae02320012208

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Brasil, Conhecimentos, Mensuração, Estudos de Caso, Estatística, Escala de Avaliação, TRI, Matemática

Resumo

O artigo mostra que, com o aumento do interesse dos educadores brasileiros na Teoria de Resposta ao Item - TRI, em virtude da sua utilização cada vez maior em nossas avaliações, surge a questão da compreensão e da utilização dos resultados que vêm sendo divulgados, em especial no que se refere às escalas de habilidade. Este trabalho tem como objetivo principal fornecer uma visão geral do processo de construção das escalas de habilidade, esclarecendo algumas dúvidas básicas, como, por exemplo, como são definidos os pontos da escala, como é estabelecida a distância entre eles, como cada ponto é caracterizado e como deve ser interpretado, entre outros aspectos. Apresenta, ainda, um exemplo prático do que vem sendo feito no caso do SARESP.

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Publicado

30-06-2001

Como Citar

Valle, R. da C. (2001). A construção e interpretação das escalas de conhecimento: considerações gerais e uma visão do que vem sendo feito no Saresp. Estudos Em Avaliação Educacional, (23), 71–92. https://doi.org/10.18222/eae02320012208

Edição

Seção

Artigos