Instrumentos y técnicas de evaluación de impactos y de aprendizaje en programas educativos de capacitación laboral. La necesidad de conjugación
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae02920042157Palavras-chave:
Avaliação, Impactos, Instrumentos, Aprendizagem, Programas De Capacitação ProfissionaResumo
Este artigo tem por objetivo apresentar algumas idéias a respeito do papel dos instrumentos e critérios, fatores essenciais na avaliação da aprendizagem e na avaliação de impactos em programas de capacitação profissional. Entretanto, essas avaliações não podem ser realizadas apenas com o emprego de provas escritas. Também são essenciais as tarefas contextualizadas e por isso os instrumentos e os critérios assumem uma importância vital e não devem ser vistos de forma aleatória. Por outro lado, a intenção de verificar a seqüência de uma ação de formação, os impactos produzidos no profissional e no ambiente de trabalho exige algumas condições além dos instrumentos e critérios. Deve-se pensar no planejamento das ações de formação, com a possibilidade de diálogo entre os participantes e os responsáveis pelos recursos humanos. Isso exige uma forte integração entre todos para situar a formação e a avaliação no “coração” das atividades das instituições, como formas de aperfeiçoamento das características individuais e da coletividade. Esperamos que este artigo cumpra seu papel de estimular a reflexão a respeito de como melhorar nossas práticas de avaliação da aprendizagem em programas de formação de modo a adequar os procedimentos metodológicos à realidade que enfrentamos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).