Extensão Universitária e Formação Profissional: avaliação da experiência das Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae173320062130Palavras-chave:
Extensão Universitária, Ensino Superior, Educação Permanente, BiologiaResumo
A educação superior no Brasil prioriza o ensino e a pesquisa, sem valorizar as atividades de extensão como indispensáveis para a formação profissional. Neste trabalho, apresentamos uma análise das ações de extensão no Centro de Ciências Biológicas (CCB), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), realizadas entre 2000 e 2003. No período foram executadas 110 ações extensionistas, entre projetos, eventos e cursos. Analisamos as modalidades, linhas de ação, público-alvo beneficiado, envolvimento acadêmico, produção científica, financiamento e parcerias. Conclui-se que a interação universidade-comunidade no CCB/UFPE está aquém das necessidades e possibilidades, e que a percepção da extensão como articuladora da pesquisa e do ensino é deficiente. Apesar disso, percebe-se um aumento na quantidade e na diversificação das ações, sinalizando que a extensão está lentamente sendo valorizada como prática cotidiana no CCB.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).