Administrando a Escassez nas Instituições Federais de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae183620072104Palavras-chave:
Ensino Superior E Custo/Aluno, Custos Educacionais, Economia Da EducaçãoResumo
O presente artigo pretende contribuir para o debate em torno do dilema enfrentado pelas instituições federais de ensino superior no país, diante do discurso ideológico de sua ineficiência, que, associado à crise fiscal, tem justificado a redução sistemática dos recursos para o seu financiamento, colocando em jogo a sua identidade como bem público. Para tanto, foi realizado levantamento direto do custo/aluno/ano, no período acadêmico de 2005, dos cursos de graduação da Faculdade de Administração, Economia e Ciências Contábeis da UFMT, de modo a identificar até que ponto podemos afirmar que a gestão do ensino público superior é eficiente ou não. Os resultados obtidos foram contrapostos, de forma sucinta, com outros tradicionalmente utilizados na literatura, pelo Ministério da Educação e Tribunal de Contas da União. A hipótese considerada é a de que os valores obtidos, a partir dos dados financeiros das IFES, tendem a superestimar as despesas por aluno, uma vez que incorporam uma série de gastos que não estão diretamente relacionados ao processo de ensino de graduação.Downloads
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