Avaliação sustentável no processo de ensino-aprendizagem no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v35.10026Palavras-chave:
Avaliação da Aprendizagem, Sustentabilidade, Processo de Ensino-aprendizagem, Formação ProfissionalResumo
Este trabalho aborda a importância da avaliação sustentável no ensino superior, com foco no debate sobre métodos criativos para o desenvolvimento estudantil. Enfatiza a importância da educação baseada em competências sustentáveis, que necessita de práticas de avaliação inovadoras para uma formação eficaz. A abordagem é qualitativa e baseia-se em análise aprofundada da literatura acadêmica sobre avaliação sustentável no ensino superior. Cinco profissionais com experiências práticas de ensino foram consultados por meio de entrevistas abertas. Conclui-se que a sustentabilidade na educação requer uma mudança na abordagem de avaliação, destacando a necessidade de integrar a sustentabilidade nas disciplinas e nas formas de avaliações, a fim de promover uma aprendizagem mais significativa e contínua.
Downloads
Referências
Argento, D., Einarson, D., Mårtensson, L., Persson, C., Wendin, K., & Westergren, A. (2020). Integrating sustainability in higher education: A Swedish case. International Journal of Sustainability in Higher Education, 21(6), 1131-1150. https://doi.org/10.1108/IJSHE-10-2019-0292
Black, P., & Wiliam, D. (2009). Developing the theory of formative assessment. Educational Assessment, Evaluation and Accountability, 21(1), 5-31. https://doi.org/10.1007/s11092-008-9068-5
Boud, D. (2000). Sustainable assessment: Rethinking assessment for the learning society. Studies in Continuing Education, 22(2), 151-167. https://doi.org/10.1080/713695728
Boud, D., & Soler, R. (2016). Sustainable assessment revisited. Assessment & Evaluation in Higher Education, 41(3), 400-413. https://doi.org/10.1080/02602938.2015.1018133
Broadfoot, P., & Black, P. (2004). Redefining assessment? The first ten years of assessment in education. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, 11(1), 7-26. https://doi.org/10.1080/0969594042000208976
Brown, G. A., Bull, J., & Pendlebury, M. (2013). Assessing student learning in higher education. Routledge.
Caramacho de Arao, I. C. (2014). Una experiencia humanizadora en la prueba escrita de rendimiento escolar. ARJÉ: Revista de Postgrado FACE-U, 9(16), 489-500. http://arje.bc.uc.edu.ve/arj16/art28.pdf
Carbonell, J. (2002). A inovação educativa hoje. In J. Carbonell, A aventura de inovar: A mudança na escola (pp. 15-38). Artmed.
Craddock, D., & Mathias, H. (2009). Assessment options in higher education. Assessment & Evaluation in Higher Education, 34(2), 127-140. https://doi.org/10.1080/02602930801956026
Dochy, F., Segers, M., & Gijbels, D. (2007). Assessment engineering: Breaking down barriers between teaching and learning, and assessment. In D. Boud & N. Falchikov (Eds.), Rethinking assessment in higher education: Learning for the longer term (pp. 87-100). Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203964309
Durant de Carrillo, M. Z., & Naveda Hernández, O. G. (2012). Transformación curricular por competencias en la educación universitaria bajo el enfoque ecosistémico formativo.
Elsayary, A., & Baroudi, S. (2023). Educational sustainability for transforming education: A new approach of active learning in an interdisciplinary program in higher education. In M. D. Lytras (Ed.), Active and transformative learning in STEAM disciplines (pp. 25-39). Emerald Publishing Limited.
Flores, M. A., Simão, A. M. V., Barros, A., & Pereira, D. (2015). Perceptions of effectiveness, fairness and feedback of assessment methods: A study in higher education. Studies in Higher Education, 40(9), 1523-1534. https://doi.org/10.1080/03075079.2014.881348
Haydt, R. C. C. (1995). Avaliação do processo ensino-aprendizagem. Ática.
Hill, L. M., & Wang, D. (2018). Integrating sustainability learning outcomes into a university curriculum: A case study of institutional dynamics. International Journal of Sustainability in Higher Education, 19(4), 699-720. https://doi.org/10.1108/IJSHE-06-2017-0087
Hoffmann, J. (2005). O jogo do contrário em avaliação. Mediação.
Huxham, M., Campbell, F., & Westwood, J. (2012). Oral versus written assessments: A test of student performance and attitudes. Assessment & Evaluation in Higher Education, 37(1), 125-136. https://doi.org/10.1080/02602938.2010.515012
Jolly, B., & Dalton, M. J. (2018). Written assessment. In T. Swanwick, K. Forrest, & B. C. O’Brien (Eds.),
Understanding medical education: Evidence, theory, and practice (pp. 291-317). The Association for the Study of Medical Education.
Kraemer, M. E. P. (2005). Avaliação da aprendizagem como construção do saber [Apresentação de trabalho]. 5. Coloquio Internacional sobre Gestión Universitaria en América del Sur, Mar del Plata, Argentina.
Luckesi, C. C. (2014). Avaliação da aprendizagem escolar: Estudos e proposições. Cortez.
Masetto, M. (2004). Inovação na educação superior. Espaço Aberto, 8(14), 197-202. https://doi.org/10.1590/S1414-32832004000100018
Masetto, M. (2012). Competência pedagógica do professor universitário. Summus Editorial.
Natalia, D. E., Asib, A., & Kristina, D. (2018). The application of authentic assessment for students writing skill. Journal of Education and Human Development, 7(2), 49-53. https://jehd.thebrpi.org/journals/jehd/Vol_7_No_2_June_2018/5.pdf
Newble, D. I. (1991). The observed long‐case in clinical assessment. Medical Education, 25(5), 369-373. https://doi.org/10.1111/j.1365-2923.1991.tb00083.x
Norcini, J. J. (2003). Work based assessment. BMJ, 326(7392), 753-755. https://doi.org/10.1136/bmj.326.7392.753
Nuhs, A. C., & Tomio, D. (2011). A prova escrita como instrumento de avaliação da aprendizagem do aluno de Ciências. Estudos em Avaliação Educacional, 22(49), 259-284. https://doi.org/10.18222/eae224920111976
Palomba, C. A., & Banta, T. W. (1999). Assessment essentials: Planning, implementing, and improving assessment in higher education. ERIC.
Pereira, D. R., & Flores, M. A. (2012). Percepções dos estudantes universitários sobre a avaliação das aprendizagens: Um estudo exploratório. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 17(2), 529-556. https://doi.org/10.1590/S1414-40772012000200012
Perrenoud, P. (1999). Da excelência à regulação das aprendizagens: Entre duas lógicas. Artmed.
Scalese, R. J., Obeso, V. T., & Issenberg, S. B. (2008). Simulation technology for skills training and competency assessment in medical education. Journal of General Internal Medicine, 23(1), 46-49. https://doi.org/10.1007%2Fs11606-007-0283-4
Schuwirth, L. W. T., & Vleuten, C. P. M. van der. (2003). Written assessment. BMJ, 326(7390), 643-645. https://doi.org/10.1136%2Fbmj.326.7390.643
Segers, M., Gijbels, D., & Thurlings, M. (2008). The relationship between students’ perceptions of portfolio assessment practice and their approaches to learning. Educational Studies, 34(1), 35-44. https://doi.org/10.1080/03055690701785269
Silva, A. L., & Gomes, A. M. (2018). Avaliação educacional: Concepções e embates teóricos. Estudos em Avaliação Educacional, 29(71), 350-384. https://doi.org/10.18222/eae.v29i71.5048
Silva, N. L., & Mendes, O. M. (2017). Avaliação formativa no ensino superior: Avanços e contradições. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 22(1), 271-297. https://doi.org/10.1590/S1414-40772017000100014
Simms, M., & George, B. (2014). Approaching assessment from a learning perspective: Elevating assessment beyond technique. Educational Assessment, Evaluation and Accountability, 26(1), 95-104. https://doi.org/10.1007/s11092-013-9176-8
Struyven, K., Dochy, F., & Janssens, S. (2005). Students’ perceptions about evaluation and assessment in higher education: A review. Assessment & Evaluation in Higher Education, 30(4), 325-341. https://doi.org/10.1080/02602930500099102
Stuebing, K. K., Fletcher, J. M., Branum-Martin, L., Francis, D. J., & VanDerHeyden, A. (2012). Evaluation of the technical adequacy of three methods for identifying specific learning disabilities based on cognitive discrepancies. School Psychology Review, 41(1), 3-22. https://doi.org/10.1080/02796015.2012.12087373
Trigwell, K., & Prosser, M. (1996). Congruence between intention and strategy in university science teachers’ approaches to teaching. Higher Education, 32(1), 77-87. https://doi.org/10.1007/BF00139219
Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). (1998). Declaração Mundial sobre Educação Superior: Declaração Mundial sobre Educação Superior no Século XXI; visão e ação, marco referencial de ação prioritária para a mudança e o desenvolvimento da educação superior. Unesco. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000140457
Watkins, D., Dahlin, B., & Ekholm, M. (2005). Awareness of the backwash effect of assessment: A phenomenographic study of the views of Hong Kong and Swedish lecturers. Instructional Science, 33(4), 283-309. https://doi.org/10.1007/s11251-005-3002-8
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Estudos em Avaliação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).