Uso dos resultados do Saresp e formação de professores: a visão dos níveis centrais
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae194120082073Palavras-chave:
Saresp, Avaliação da Educação, Formação de Professores, Rendimento EscolarResumo
Este trabalho tem como objetivo comunicar resultados da pesquisa Uso dos resultados do Saresp: o papel da avaliação nas políticas de formação docente, que realizei durante o mestrado. Ao considerar as declarações dos gestores da educação que implantaram o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo (Saresp) de que este seria também um importante subsídio para a formulação de cursos de desenvolvimento profissional docente, procurei verificar em que medida tal indicador era utilizado como referencial para a definição das necessidades formativas dos professores da rede estadual de São Paulo. Como recorte, defini que pesquisaria os cursos oferecidos para os professores de Ensino Fundamental I, em Língua Portuguesa. Neste texto, busco discutir parte dos resultados obtidos na pesquisa de campo por meio de entrevistas com técnicos da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) e da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), bem como com os agentes relacionados à discussão dos resultados da avaliação e com os responsáveis pelas atividades de formação no nível intermediário do sistema, ou seja, nas diretorias de ensino. Tais resultados referem-se ao discurso desses agentes a respeito de como os resultados da avaliação influenciam as propostas de formação docente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).