O conceito rege o método: Uma resposta a Hoffmann

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v36.12270

Palavras-chave:

Direito à Educação, Avaliação Educacional, Justiça em Educação, Desigualdades Educacionais

Resumo

Nesta nota, procuramos responder à crítica de Rodolfo Hoffmann à metodologia que empregamos para medir desigualdades de proficiência de estudantes de diferentes grupos sociais em testes educacionais. Argumentamos que o crítico não leva em conta a conceituação proposta de justiça distributiva em educação nem o objetivo do trabalho, que é analisar a qualidade e as desigualdades de aprendizagem entre grupos sociais definidos por nível socioeconômico, raça e sexo. Assim, reapresentamos nosso objeto de pesquisa e alegamos que ele demanda uma referência externa para a análise da distribuição das proficiências dos estudantes. Defendemos que a metodologia apropriada reside nas medidas de divergência entre duas distribuições estatísticas e justificamos nossa opção pela divergência de Kullback-Leibler.

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Biografia do Autor

José Francisco Soares, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil

Tem doutorado em Estatística da Universidade de Wisconsin-Madison e pós-doutorado em Educação pela Universidade de Michigan de Ann Arbor. É professor emérito da UFMG. Sua produção acadêmica focaliza a construção de indicadores e a análise empírica das condições que influenciam a qualidade e a equidade da educação básica brasileira.

Mauricio Ernica, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas-SP, Brasil

Professor da Faculdade de Educação da Unicamp. É bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Antropologia pela USP e doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com parte da pesquisa realizada na Universidade de Genebra. Seus temas de pesquisa são educação, cultura e desigualdades.

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Publicado

27-10-2025

Como Citar

Soares, J. F., & Ernica, M. (2025). O conceito rege o método: Uma resposta a Hoffmann. Estudos Em Avaliação Educacional, 36, e12270. https://doi.org/10.18222/eae.v36.12270

Edição

Seção

Debate