ICMS educacional: Variações na definição de equidade em normas estaduais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v36.11797

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Financiamento, Educação Básica, Equidade

Resumo

Este artigo analisa como os estados brasileiros mobilizam o conceito de equidade educacional em seus normativos do ICMS educacional, instituído pela Emenda Constitucional n. 108 (2020), que tornou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) permanente. A regra determina que ao menos 10 pontos percentuais da cota-parte municipal do imposto sejam distribuídos com base em indicadores de melhoria da aprendizagem e aumento da equidade, definidos por cada estado. A partir da análise qualitativa de legislações aprovadas em 26 estados até 2024, são analisadas três dimensões: avanço na aprendizagem, equidade racial e equidade socioeconômica. Os resultados revelam variações na abordagem da equidade e apontam a necessidade de fortalecer a regulamentação nacional, com foco na redução das desigualdades educacionais, especialmente no tocante à dimensão racial.

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Biografia do Autor

Ursula Dias Peres, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil

Doutora em Economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV), professora de Gestão de Políticas Públicas na USP, pesquisadora do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/USP), onde coordena projetos sobre orçamento público e financiamento de políticas públicas.

Yasmin de Sousa Pinheiro, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil

Graduada em Gestão de Políticas Públicas (EACH/USP), especialista em Gestão Pública (Insper) e mestranda em Ciência Política (DCP/USP). É pesquisadora júnior no Centro de Estudos da Metrópole (CEM/USP).

Lauana Simplicio Pereira, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil

Graduada em Gestão de Políticas Públicas (EACH/USP), mestranda em Ciência Política (DCP/USP) e pesquisadora no Centro de Estudos da Metrópole (CEM/USP).

Gabriel Santana Machado, Fundação Getulio Vargas (FGV), São Paulo-SP, Brasil

Doutorando e mestre em Administração Pública e Governo (FGV/EAESP). Bacharel em Gestão de Políticas Públicas (EACH/USP). Bolsista Fapesp e pesquisador júnior do Centro de Estudos da Metrópole (CEM). Pesquisador do Brazilian Policy Agendas Project (BPAP).

Rony Cardoso de Souza, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil

Mestrando e graduado em Gestão de Políticas Públicas pela USP.

Cristiane Branco Capuchinho, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil

Graduada em Jornalismo e em Ciências Sociais (USP), mestre em Gestão de Políticas Públicas (EACH/USP) e doutoranda em Ciência Política (DCP/USP). É pesquisadora júnior no Centro de Estudos da Metrópole (CEM/USP).

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Publicado

09-10-2025

Como Citar

Peres, U. D., Pinheiro, Y. de S., Pereira, L. S., Machado, G. S., Souza, R. C. de, & Capuchinho, C. B. (2025). ICMS educacional: Variações na definição de equidade em normas estaduais. Estudos Em Avaliação Educacional, 36, e11797. https://doi.org/10.18222/eae.v36.11797

Edição

Seção

Indicadores Sintéticos na Avaliação da Educação Básica