Reflexividade dialógica: Uma avaliação colaborativa no ensino de inglês

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v36.11474

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Ensino de Línguas, Decolonialidade

Resumo

A partir da observação do predomínio de teorias, práticas e políticas avaliativas tradicionais e coloniais no ensino de inglês, o presente artigo tem como objetivo vislumbrar possibilidades otherwise, com base em perspectivas decoloniais da linguística aplicada crítica feita no Brasil. Em uma pesquisa-ação autoetnográfica colaborativa, desenvolveu- -se uma avaliação alternativa em duas turmas de inglês pré-intermediário no projeto UTFPR Idiomas pelo período de um semestre. Neste estudo, essa experiência é relatada, e levanta-se a possibilidade de pensarmos a avaliação enquanto reflexividade dialógica, enfatizando a importância do envolvimento do aprendiz não só no processo, mas também no debate sobre as complexidades da linguagem e da avaliação.

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Biografia do Autor

Camila Haus, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil

Doutora em Letras pela UFPR, com período sanduíche na Pennsylvania State University, financiado pelo Programa Institucional de Internacionalização (Capes-PrInt). Professora Substituta no Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas (Dalem) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

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Publicado

30-10-2025

Como Citar

Haus, C. (2025). Reflexividade dialógica: Uma avaliação colaborativa no ensino de inglês. Estudos Em Avaliação Educacional, 36, e11474. https://doi.org/10.18222/eae.v36.11474

Edição

Seção

Práticas de Avaliação de Línguas Adicionais