Setor lucrativo da educação superior e as novas condições de trabalho docente

Autores

  • Carolina Zuccarelli Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói-RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6734-3284
  • Hustana Maria Vargas Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói-RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0002-0477-1246
  • Alexandre Ramos de Azevedo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília-DF, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5779-4679
  • Leonardo Augusto Lopes Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Inconfidentes-MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v36.11175

Palavras-chave:

Educação Superior, Qualidade da Educação, Condições do Trabalho Docente

Resumo

A meta 13 do Plano Nacional da Educação 2014-2024 enfatiza a ampliação da proporção de mestres e doutores na docência superior como um dos indicadores de qualidade. O artigo tem como objetivo apresentar o diagnóstico das condições de trabalho docente, observando as diferenças entre os setores que compõem a educação superior. Através da análise dos dados do Censo da Educação Superior, argumentamos que, embora a escolaridade possa ser uma proxy de qualidade, outros elementos condicionam a qualidade do trabalho docente e, por conseguinte, da educação superior. Os resultados indicam diferenças entre os setores público e privado e, dentro deste, entre as instituições com e sem fins lucrativos. Conclui-se que a valorização das condições de trabalho é essencial para a qualidade da educação.

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Biografia do Autor

Carolina Zuccarelli, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói-RJ, Brasil

Professora do Departamento de Sociologia da UFF. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdades educacionais, as conexões entre educação e transformações econômicas, coalizações financeiras na educação superior e políticas de democratização do ensino superior.

Hustana Maria Vargas, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói-RJ, Brasil

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, onde lidera o Laboratório sobre Acesso e Permanência na Universidade (LAP/UFF). Tem experiência na área de sociologia, com ênfase em sociologia da educação, sociologia das profissões e democratização do ensino superior.

Alexandre Ramos de Azevedo, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Brasília-DF, Brasil

Pesquisador do Inep, pedagogo e mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também é membro do Laboratório sobre Acesso e Permanência na Universidade (LAP/UFF).

Leonardo Augusto Lopes Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), Inconfidentes-MG, Brasil

Professor do IFSULDEMINAS, polo Inconfidentes, e membro do Centro Latino-Americano de Pesquisa em Educação Superior. Tem doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisa nas áreas de educação e desigualdades.

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Publicado

23-10-2025

Como Citar

Zuccarelli, C., Vargas, H. M., Azevedo, A. R. de, & Rodrigues, L. A. L. (2025). Setor lucrativo da educação superior e as novas condições de trabalho docente. Estudos Em Avaliação Educacional, 36, e11175. https://doi.org/10.18222/eae.v36.11175

Edição

Seção

Artigos