A extensão no currículo sob a ótica do Plano Nacional de Educação

Autores

  • Mônica Luiza Simião Pinto Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Instituto Federal do Paraná (IFPR), Curitiba-PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4081-4485
  • Thais Pacievitch Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil https://orcid.org/0000-0002-8816-0345
  • Dione Mari Caetano Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil https://orcid.org/0000-0003-4013-3951
  • Ana Maria Eyng Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba-PR, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0224-5880

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.11109

Palavras-chave:

Plano Nacional de Educação, Currículo Universitário, Extensão Universitária, Política Educacional

Resumo

O presente artigo tem como objetivo a análise da Meta 12.7 do Plano Nacional de Educação 2014-2024, com foco na incorporação da extensão nos currículos da educação superior. O texto examina os processos políticos e as práticas institucionais no desenvolvimento da curricularização da extensão na educação superior. A análise se sustenta na abordagem qualitativa, mediante procedimentos de revisão bibliográfica e do estudo documental da política nacional e de políticas institucionais, adotando como categorias conceituais de estudo o currículo, a extensão e a inovação social. Os resultados da investigação sinalizam os esforços institucionais na incorporação das premissas da política nacional nas concepções e práticas extensionistas adotadas, bem como uma ainda baixa produção sobre a temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Luiza Simião Pinto, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Instituto Federal do Paraná (IFPR), Curitiba-PR, Brasil

Doutoranda e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Educação das Relações Étnico-Raciais e bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Padre João Bagozzi. Possui experiência nas redes pública e particular de ensino, especialmente com Educação Básica. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais do IFPR.

Thais Pacievitch, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil

Doutora e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Graduada em Pedagogia pela PUCPR. Professora da PUCPR. Pedagoga da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Prêmio por excelência no ensino nos anos 2020, 2021, 2022 e 2023.

Dione Mari Caetano, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba-PR, Brasil

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Pedagoga na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Ana Maria Eyng, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba-PR, Brasil

Doutora em Pedagogia pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/ES). Mestre em Pedagogia Universitária pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Inovação e Sistema Educativo pela UAB/ES. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP/BR). Professora titular da PUCPR. Líder do grupo de pesquisa Políticas Públicas, Direitos Humanos e Formação de Professores. 

Referências

Basso, L. Del P., Lemos, A. dos S. R., Pimenta, P. H., Bezerra, E. de S., Azevedo, M. A. R. de, & Galizia, F. S. (2023). Curricularização da extensão: Propostas de universidades federais paulistas. Revista Brasileira de Extensão Universitária, 14(2), 189-199. https://doi.org/10.29327/2303474.14.2-6

Bignetti, L. P. (2011). As inovações sociais: Uma incursão por ideias, tendências e focos de pesquisa. Ciências Sociais Unisinos, 47(1), 3-14. https://doi.org/10.4013/csu.2011.47.1.01

Campos, A. F. M. de, Caetano, L. M. D., & Laus-Gomes, V. (2023). Revisão sistemática de literatura em educação: Características, estrutura e possibilidades às pesquisas qualitativas. Revista Linguagens, Educação e Sociedade, 27(54), 139-169. https://doi.org/10.26694/rles.v27i54.2702

Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). (2020). Diretrizes para a Curricularização da Extensão na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Conif. https://portal.conif.org.br/images/Docs/estudos/diretrizes-para-curricularizacao-da-extensao---fde-e-forproext_aprovado_agosto_2020.pdf

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1988). Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Cortez, J., Darroz, L. M., Rosa, C. T. W. da, Giacomelli, A. C., Rosa, A. B. da, Pérez, C. A. S., Sapalding, L. E. S., Cavalcanti, J., Biazus, M. de O., & Silva, M. da. (2019). A curricularização da extensão no curso de Licenciatura em Física da Universidade de Passo Fundo. Revista Conexão UEPG, 15(2), 165-171. https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.15.i2.0006

Deus, S. de. (2020). Extensão universitária: Trajetórias e desafios. PRE-UFMS.

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex). (2006). Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a flexibilização curricular: Uma visão da extensão. UFRGS; MEC/SESu. https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Indissociabilidade-e-Flexibilizacao.pdf

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex). (2023). Nota Técnica n. 18/2023/Proexc/Reito.UFU. https://ifce.edu.br/proext/NOTATECNICAN182023PROEXCREITO.pdf

Fórum de Pró-Reitores de Extensão ou Cargos Equivalentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forproext). (2015). Contribuições para a Política de Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Forproext. https://ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2015/06/FORPROEXT-2015.pdf

Freire, P. (1983). Pedagogia do oprimido (12ª ed.). Paz e Terra.

Freire, P. (2001). Política e educação: Ensaios (5ª ed.). Cortez.

Hulgård L., & Ferrarini, A. V. (2010). Inovação social: Rumo a uma mudança experimental na política pública? Ciências Sociais Unisinos, 46(3), 256-263. https://periodicos.unifesp.br/index.php/csr/article/view/17118

Instituto Federal do Paraná (IFPR). (2018). Resolução n. 11, de 27 de março de 2018. IFPR. https://ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2018/06/Res.-11.2018-republicada.pdf

Instituto Federal do Paraná (IFPR). (2021). Instrução Normativa Reitoria/IFPR n. 1, de 26 de julho de 2021. IFPR. https://sei.ifpr.edu.br/sei/modulos/pesquisa/md_pesq_documento_consulta_externa.php?9LibXMqGnN7gSpLFOOgUQFziRouBJ5VnVL5b7-UrE5ScM9JcrthdfQRcJ2b6ooHYuhRNB9-AHGQRVBqy7uU3lMuuQXn09kc337gGHQ9s7I2PiVPl63rZaZtKxZW56APE

Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. (2014). Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm

Milhomem, M. S. F. dos S. (2023). A experiência do processo de curricularização da extensão na Universidade Federal do Tocantins: A tessitura necessária entre a extensão, pesquisa e ensino. Extensio, 20(46), 2-13. https://doi.org/10.5007/1807-0221.2023.e95882

Moraes, R., & Galiazzi, M. do C. (2011). Análise textual discursiva (2ª ed. rev.). Unijuí.

Novaes, F. A., & Puchta, D. R. (2022). O processo de curricularização da extensão no curso de Educação Física da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Ibirité. Em Extensão, 21(2), 1-11. https://doi.org/10.14393/REE-v21n22022-66273

Oliveira, C. V. N. C. de, & Tosta, M. de C. R. (2021). Estudo da curricularização da extensão no Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Revista Conexão UEPG, 17, Artigo e2117110. https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.17.17110.019

Parecer CNE/CES n. 608, de 16 de dezembro de 2018. (2018). Dispõe sobre as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira. Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102551-pces608-18/file

Resolução CNE/CES n. 7, de 18 de dezembro de 2018. (2018). Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei n. 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) e dáoutras providências. Brasília, DF. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192

Ribeiro, M. R. F., Mendes, F. F. de F., & Silva, E. A. (2018). Curricularização da extensão em prol de uma universidade socialmente referenciada. Revista Conexão UEPG, 14(3), 334-342. https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i3.0004

Silvério, E. D., Soares, M., Meirinho, B. M. L., & Wichnoski, P. (2023). A curricularização da extensão no âmbito do curso de Licenciatura da Universidade Estadual do Centro-Oeste: Percepções discentes. Revista Conexão UEPG, 19, Artigo e2321776. https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21776.015

Teixeira, A. (2010). A pedagogia de Dewey: Esboço da teoria de educação de John Dewey. In R.B. Westbrook, A. Teixeira, E. J. Romão, & V. L. Rodrigues (Eds.), John Dewey. Massangana.

Universidade Federal do Paraná (UFPR). (1990). Resolução n. 30/90 – Cepe. UFPR. https://soc.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/07/Res-30-90-CEPE-alterado-pela-Resolu%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA-35.17-CEPE.pdf

Universidade Federal do Paraná (UFPR). (2019). Resolução n. 57/19 – Cepe. UFPR. http://www.soc.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2020/03/Resolu%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA-57.19-CEPE.pdf

Universidade Federal do Paraná (UFPR). (2020a). Plano de Desenvolvimento Institucional 2017-2021. UFPR. http://www.proplan.UFPR.br/portal/wp-content/uploads/2020/03/PDI-UFPR-2017-2021-1.-Revis%C3%A3o-2019-compactado.pdf

Universidade Federal do Paraná (UFPR). (2020b). Resolução n. 86/2020 – Cepe, 2020. UFPR. http://www.proec.ufpr.br/download/extensao/2021/RESOLUcaO-N-86-2020-CEPE.pdf

Universidade Federal do Paraná (UFPR). (2022). Instrução Normativa Prograd n. 001/2022, 23 de março de 2022. UFPR. https://engprod.ufpr.br/wp-content/uploads/2023/02/instrucao-normativa-prograd-proec-no001-202-1.pdf

Wociechoski, D. P., & Catani, A. M. (2023). A curricularização da extensão: Possibilidades e dilemas na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Revista Conexão UEPG, 19, Artigo e2321213. https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.19.21213.001

Zanon, D. P., & Cartaxo, S. R. M. (2022). Curricularização da extensão nas licenciaturas. Práxis Educativa, 17, Artigo e20796. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.20796.093

Downloads

Publicado

11-11-2024

Como Citar

Pinto, M. L. S., Pacievitch, T., Caetano, D. M., & Eyng, A. M. (2024). A extensão no currículo sob a ótica do Plano Nacional de Educação. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e11109. https://doi.org/10.18222/eae.v35.11109

Edição

Seção

Avaliando o PNE 2014-2024