O programa “Ação Saberes Indígenas na Escola”: Uma avaliação processual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v36.10993

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Avaliação Formativa, Educação Escolar Indígena

Resumo

O artigo apresenta uma avaliação processual do programa “Ação Saberes Indígenas na Escola” (Asie), examinando sua trajetória e com base na percepção dos participantes, resultados preliminares, dificuldades e recomendações. A metodologia abrangeu coleta em fontes secundárias (bibliográficas, documentos, legislação) e pesquisa de dados primários (formulários on-line e entrevistas semiestruturadas). Concluiu-se que a Asie, alinhando-se aos pressupostos da educação escolar indígena, promove resgate da cultura e do saber dos anciãos, além do aprendizado mútuo e da articulação entre as aldeias. Os obstáculos envolveram desafios para maior participação, instabilidade financeira decorrente das mudanças de governo e questões operacionais associadas à distância das e entre as comunidades.

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Biografia do Autor

Marina Araujo Vargas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Mestra em Políticas Públicas pela UFRGS.

Letícia Maria Schabbach, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS, Brasil

Doutora em Sociologia e professora na UFRGS.

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Publicado

07-04-2025

Como Citar

Vargas, M. A., & Schabbach, L. M. (2025). O programa “Ação Saberes Indígenas na Escola”: Uma avaliação processual. Estudos Em Avaliação Educacional, 36, e10993. https://doi.org/10.18222/eae.v36.10993

Edição

Seção

Artigos