O clima escolar em uma escola do Programa de Ensino Integral do estado de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v36.10932

Palavras-chave:

Clima Escolar, Educação Democrática, Educação Integral, Avaliação

Resumo

O artigo descreve parte dos resultados de uma pesquisa desenvolvida em quatro escolas do Programa de Ensino Integral (PEI) do estado de São Paulo. A hipótese foi a de que, ao regularem internamente os espaços e tempos criados pelo programa, os agentes escolares poderiam construir uma educação democraticamente orientada, processo no qual o clima escolar é fator de significativa relevância. Assim, o objetivo foi analisar o clima escolar por meio de observações, questionários e devolutiva dada a uma das escolas. O estudo oportunizou reflexões coletivas sobre os dados, explicitando diferentes perspectivas, ensejando amplo diálogo que pode contribuir para o aprimoramento do clima escolar, propiciando, assim, um ambiente respeitoso e democrático para todos que vivem e convivem na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Avelino, W. F. (2019). Ensino Integral: O cotidiano do/no/sobre uma escola que aderiu ao programa. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, 25(50), 185-201. https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/9423

Ball, S. J. (2005). Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de pesquisa, 35(126), 539-564. https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000300002

Barbosa, M. L. C. dos S. (2019). A Avaliação 360º: Percepções dos professores do Programa de Ensino Integral [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. https://repositorio.unesp.br/items/9b423e83-6019-4780-842e-5d14b9df499a

Barbosa, R., & Placco, V. M. N. de. S. (2022). O papel do gestor no desenvolvimento de relações no Programa de Ensino Integral (PEI) na cidade de São Paulo. Revista Trama Interdisciplinar, 13(1), 35-55. https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/14992

Barroso, J. (2005). O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educação e Sociedade, 26(92), 725-751. https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000300002

Bogdan, R., & Biklen, S. (2010). Investigação qualitativa em educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto.

Brunet, L. (2001). Climat organisationnel et efficacité scolaire. Universidade de Montréal, Faculté des Sciences de l’Éducation.

Cohen, J. (2006). Social, emotional, ethical, and academic education: Creating a climate for learning, participation in democracy, and well-being. Harvard Educational Review, 76(2), 201-237. https://doi.org/10.17763/haer.76.2.j44854x1524644vn

Cohen, J. (2010a). Jonathan Cohen on school climate: Engaging the whole village, teaching the whole child. The Challenge. A publication of the office of safe and drug-free schools, 16(4), 1-8. https://storage.googleapis.com/edcompass/material/Creating%20a%20Positive%20School%20Climate%20and%20Increasing%20School%20Connectedness%20PDF.pdf

Cohen, J. (2010b). The new standards for learning. Principal leadership, 11(1), 28-32.

Cohen, J., Mccabe, E. M., Michelli, N. M., & Pickeral, T. (2009). School climate: Research, policy, practice and teacher education. Teachers College Record, 111(1), 180-213. https://doi.org/10.1177/016146810911100108

Cohen, J., & Pickeral, T. (2008). The challenge of assessing school climate. Educational Leadership, 66(4). https://ascd.org/el/articles/the-challenge-of-assessing-school-climate

Cohen, J., & Pickeral, T. (2009). The school climate implementation road map: Promoting democratically informed school communities and the continuous process of school climate improvement. Center for Social and Emotional Education.

Cohen, J., Pickeral, T., & Levine, P. (2010). The foundation for democracy: Promoting social, emotional, ethical, cognitive skills and dispositions in K-12 schools. Inter-American Journal of Education for Democracy, 3(1), 73-94. https://scholarworks.iu.edu/journals/index.php/ried/article/view/618

Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2021). Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Penso.

Cunha, M. B., & Costa, M. da. (2009). O clima escolar de escolas de alto e baixo prestígio. In Anais da 32. Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd (pp. 1-20). http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/trabalhos/GT14-5645--Int.pdf

Debarbieux, É., Anton, N., Astor, R. A., Benbenishty, R., Bisson-Vaivre, C., Cohen, J., Giordan, A., Hugonnier, B., Neulat, N., Ortega Ruiz, R., Saltet, J., Veltcheff, C., Vrand, R. (2012). Le “climat scolaire”: Définition, effets et conditions d’amélioration [Rapport au Comité scientifique de la Direction de l’enseignement scolaire]. Ministère de l’Éducation Nationale (MEN-DGESCO); Observatoire International de la Violence à l’École. http://sti.ac-amiens.fr/IMG/pdf/climat-scolaire2012_1_.pdf

Dias, V. C. (2018). Programa de Ensino Integral Paulista: Problematizações sobre o trabalho docente. Educação e Pesquisa, 44, Artigo e180303. https://doi.org/10.1590/S1678-4634201844180303

Diretrizes do Programa Ensino Integral. (2012). Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/342.pdf

Evangelista, S. R. (2021). Programa Ensino Integral na rede pública do Estado de São Paulo: Um projeto societário multifacetado? [Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas]. Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp. https://repositorio.unicamp.br/Acervo/Detalhe/1165991

Fan, W., Williams, C. M., & Corkin, D. M. (2011). A multilevel analysis of student perceptions of school climate: The effect of social and academic risk factors. Psychology in the Schools, 48(6), 632-647. https://doi.org/10.1002/pits.20579

Fernandes, R. S., & Baptista, F. F. C. M. E. (2018). A educação integral e a gestão escolar: (Contra)tempos. Revista Contrapontos, 18(3), 240-257. https://periodicos.univali.br/index.php/rc/article/view/11908

Freiberg, H. J. (1998). Measuring school climate: Let me count the ways. Educacional Leadership: Realizing a Positive School Climate, 56(1), 22-26.

Freiberg, H. J. (2005). Three creative ways to measure school climate and next steps. In H. J. Freiberg (Org.), School climate: Measuring, improving and sustaining healthy learning environments (208-218). Taylor & Francis.

Gaziel, H. H. (1987). O clima psico-social da escola e a satisfação que os docentes do segundo grau encontram no seu trabalho. Le Travail Humain, 50(1), 35-45.

Girotto, E. D., & Jacomini, M. A. (2019). Entre o discurso da excelência e a lógica do controle: Os riscos do Programa Ensino Integral na rede estadual de São Paulo. Revista de Ciências da Educação, 21(45), 87-113. https://www.gepud.com.br/pdf/Entre%20o%20discurso%20da%20excel%C3%AAncia%20e%20a%20l%C3%B3gica%20do%20controle.pdf

Gomes, C. A. (2005). A escola de qualidade para todos: Abrindo as camadas da cebola. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas Educacionais, 13(48), 281-306. https://doi.org/10.1590/S0104-40362005000300002

Loukas, A. (2007). What is school climate? High-quality school climate is advantageous for all students and may be particularly beneficial for at-risk students. Leadership Compass, 5(1).

Marques, S. (2017). Tempo escolar estendido: Análise do Programa Ensino Integral (PEI) da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP) Gestão Geraldo Alckmin (2011-2017) [Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Repositório PUCSP. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20918

Mattos, R. (2020). Análise do trabalho do diretor de escola no Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo (2012-2018). [Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas]. Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp. https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128979

Moro, A. (2020). A avaliação do clima escolar no Brasil: Construção, testagem e validação de questionários avaliativos. Appris.

Parente, C. da M. D., & Grund, Z. C. (2019). O Programa Ensino Integral (PEI) do estado de São Paulo: Análise das produções acadêmicas. Comunicações, 26(2), 37-55.

Quaresma, D. G. (2015). Gestão democrática na escola de ensino integral: Limites e possibilidades [Dissertação de mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. Repositório PUCSP. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/10249

Sherblom, S. A., Marshall, J. C., Sherblom, J. C. (2006). The relationship between school climate and math and reading achievement. Journal of Research in Character Education, 4(1/2), 19-31. https://psycnet.apa.org/record/2007-04373-002

Toro, J. B. (2005). A construção do público: Cidadania, democracia e participação. Senac.

Vinha, T. P., Morais, A. de, & Moro, A. (2017). Manual de orientação para a aplicação dos questionários que avaliam o clima escolar. FE/Unicamp. https://www.bibliotecadigital.unicamp.br/bd/index.php/detalhes-material/?code=79559

Woods, P. (2005). Democratic leadership in education. Sage.

Publicado

18-06-2025

Como Citar

Moro, A., Nascente, R. M. M., & Yamazato, M. O. (2025). O clima escolar em uma escola do Programa de Ensino Integral do estado de São Paulo. Estudos Em Avaliação Educacional, 36, e10932. https://doi.org/10.18222/eae.v36.10932

Edição

Seção

Artigos