A participação no monitoramento e avaliação do Plano de Educação de Macapá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10840

Palavras-chave:

Planejamento da Educação, Plano Municipal de Educação, Monitoramento, Avaliação

Resumo

O artigo analisa as dinâmicas de participação na condução do monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação de Macapá (2015-2025) e verifica os relatórios de monitoramento, com ênfase na percepção dos resultados alcançados. Utilizando uma abordagem qualitativa e pesquisa documental, os dados foram trabalhados por análise de conteúdo. O texto se organiza em três seções: a primeira levanta estudos sobre a temática; a segunda analisa os relatórios de monitoramento do plano em 2017-2019, identificando padrões, sucessos e desafios; e a terceira compreende a descrição e análise das dinâmicas de envolvimento e contribuição das entidades instituídas no monitoramento e avaliação do plano. A conclusão destaca a importância dessas entidades para a eficácia das políticas educacionais locais.

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Biografia do Autor

Priscila de Jesus Braga Coelho, Universidade Federal do Amapá (Unifap), Macapá-AP, Brasil

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED/Unifap), na linha de pesquisa Políticas Educacionais. Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Amapá (IFAP). 

Margareth Guerra, Universidade Federal do Amapá (Unifap), Macapá-AP, Brasil

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É professora associada da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Professora Permanente do PPGED (Unifap). 

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Publicado

18-09-2024

Como Citar

Coelho, P. de J. B., & Guerra, M. (2024). A participação no monitoramento e avaliação do Plano de Educação de Macapá . Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10840. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10840

Edição

Seção

Avaliando o PNE 2014-2024