Análise da dimensionalidade do Enade 2017 para a Licenciatura em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v36.10600Palavras-chave:
Avaliação do Ensino Superior, Licenciatura, Matemática, Traço Latente BidimensionalResumo
O objetivo deste estudo foi avaliar os itens específicos e de múltipla escolha do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2017, para a Licenciatura em Matemática, quanto às dimensões do traço latente conhecimentos para ensino de matemática. Os dados, coletados de 10.869 participantes, foram analisados pela Teoria da Resposta ao Item, Teoria Clássica dos Testes e Análise Fatorial Exploratória, e revelaram uma prova com alta capacidade de diferenciação e com níveis de dificuldade moderados. Além disso, os padrões identificados indicam que o modelo bidimensional é apropriado, pois a prova foi composta de itens associados tanto a conhecimentos pedagógicos quanto a conhecimentos específicos da matemática, proporcionando uma avaliação mais completa das habilidades dos estudantes nessa área.
Downloads
Referências
Alves, K. T. (2020). Análise das propriedades psicométricas da prova de conhecimentos específicos de licenciatura em ciências biológicas no Enade 2017 [Dissertação de mestrado profissional, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional da UFSC. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216664
Andrade, D. F. de, & Bornia, C. (2021, agosto-julho). Construção de escalas por meio da TRI [Notas de aula]. Universidade Federal de Santa Catarina.
Andrade, D. F. de, Tavares, H. R., & Valle, R. da C. (2000). Teoria da Resposta ao Item: Conceitos e aplicações. Sinape.
Baker, F. B. (2001). The basics of item response theory (2nd ed.). Eric.
Baker, F. B., & Kim, S.-H. (2007). The basics of Item Response Theory using R. Springer.
Barbetta, P. A., Trevisan, L. M. V., Tavares, H., & Azevedo, T. C. A. de M. (2014). Aplicação da Teoria da Resposta ao Item uni e multidimensional. Estudos em Avaliação Educacional, 25(57), 280-302. https://doi.org/10.18222/eae255720142832
Barros, F. R. de, & Ferreira, M. A. (2023). Avaliação da educação superior no Brasil: Uma revisão sistemática da literatura e agenda futura. Educationis, 11(2), 1-12. https://doi.org/10.6008/CBPC2318-3047.2023.002.0001
Beaton, A. E., & Allen, N. L. (1992). Interpreting scales through scale anchoring. Journal of Educational Statistics, 17(2), 191-204. https://doi.org/10.2307/1165169
Brown, T. A. (2015). Confirmatory factor analysis for applied research. Guilford.
Cervantes, V. H. (2005). Interpretaciones del coeficiente alpha de Cronbach. Avances en Medición, 3, 9-28. https://www.humanas.unal.edu.co/lab_psicometria/application/files/8416/0463/3536/Vol_3._Articulo_1_Alfa_de_Cronbach_9-28_2.pdf
Chalmers, R. P. (2016). Generating adaptive and non-adaptive test interfaces for multidimensional item response theory applications. Journal of Statistical Software, 71(5), 1-38. https://doi.org/10.18637/jss.v071.i05
Cordazzo, E. G., Zanin, A., & Santos, E. A. dos. (2023). Contribuições para melhoria dos indicadores do Enade: Um estudo com coordenadores de cursos de graduação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 28, Artigo e023008. https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100008
Coutinho, L. de A. (2013). Ferramenta para estimar a proficiência de indivíduos baseada na teoria de resposta ao item [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual do Maranhão]. UEMA Repositório. https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/535
Ebel, R. L. (1954). Procedures for the analysis of classroom tests. Educational and Psychological Measurement, 14(2), 352-364. https://doi.org/10.1177/001316445401400215
Emiliano, P. C. (2009). Fundamentos e aplicação dos critérios de informação: Akaike e bayesiano [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal de Lavras.
Engel, A. M. (2024). Escala de proficiência em conhecimentos específicos dos discentes concluintes de licenciatura em matemática: Uma aplicação da teoria da resposta ao item [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal de Santa Catarina.
Erthal, T. C. (2009). Manual de psicometria (8ª ed.). Zahar.
Hair, J. F., Jr., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Análise multivariada de dados (A. S. Sant’Anna, Trad.; 6ª ed.). Bookman.
Hongyu, K. (2018). Análise fatorial exploratória: Resumo teórico, aplicação e interpretação. E&S Engineering and Science, 7(4), 88-103. https://doi.org/10.18607/ES201877599
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2017a). Portaria Inep n. 508 de 6 de junho de 2017. MEC. https://download.inep.gov.br/educacao_superior/Enade/legislacao/2017/matematica_licenciatura_-_portaria_n_508_de_6_de_junho_de_2017.pdf
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2017b). Relatório síntese de área: Matemática (Bacharelado/Licenciatura). MEC. https://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/relatorio_sintese/2017/Matematica.pdf
Knüpfer, R. E. N., Amaral, A. do, & Henning, E. (2016). Análise clássica de testes: Uma proposta de análise de desempenho dos estudantes na primeira fase da OBMEP. In Anais do II Colóquio Luso-Brasileiro de Educação (Colbeduca). Udesc; UMinho. https://eventos.udesc.br/ocs/index.php/COLBEDUCA/COLBEDUCA2016/paper/viewFile/2063/1602
Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004. (2004). Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes e dá outras providências. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm
Marinho-Araujo, C. M., & Rabelo, M. L. (2015). Avaliação educacional: A abordagem por competências. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 20(2), 443-466. https://www.scielo.br/j/aval/a/gz8crLXnbW33bgZN5P4zjMp/?format=pdf&lang=pt
Matos, D. A. S., & Rodrigues, E. C. (2019). Análise fatorial. Enap. http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4790
Mejía-Rodríguez, D. L., & Mejía-Leguía, E. J. (2021). Evaluación y calidad educativa: Avances, limitaciones y retos actuales. Revista Electrónica Educare, 25(3), 1-14. http://doi.org/10.15359/ree.25-3.38
Ministério da Educação (MEC). (2022). Catálogo nacional de cursos superiores de tecnologia (4ª ed.). MEC. https://www.ifpb.edu.br/pre/educacao-superior/legislacao-e-normas/Arquivos/catalogo-nacional-dos-cusros-de-tecnologia-2022.pdf
Nogueira, S. de O. (2008). Enade: Análise de itens de Formação Geral e de Estatística pela TRI [Dissertação de mestrado, Universidade São Francisco]. USF. https://www.usf.edu.br/galeria/getImage/385/6974541869235604.pdf
Nojosa, R. T. (2001). Modelos multidimensionais para a Teoria da Resposta ao Item [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal de Pernambuco.
Pasquali, L. (2018). TRI – Teoria de Resposta ao Item: Teoria, procedimentos e aplicações. Appris.
Polidori, M. M. (2009). Políticas de avaliação da educação superior brasileira: Provão, Sinaes, IDD, CPC, IGC e... outros índices. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 14(2), 439-452. https://doi.org/10.1590/S1414-40772009000200009
R Core Team. (2022). R: A language and environment for statistical computing [Software for statistical computing and graphics]. R Foundation for Statistical Computing. Recuperado em 21 de agosto de 2025, de https://www.R-project.org/
Rabelo, M. (2013). Avaliação educacional: Fundamentos, metodologia e aplicações no contexto brasileiro. SBEM.
Reckase, M. D. (1979). Unifactor latent trait models applied to multifactor tests: Results and implications. Journal of Educational Statistics, 4(3), 207-230. https://doi.org/10.2307/1164671
Revelle, W. (2017). Package ‘psych’: Procedures for personality and psychological research [Manual]. https://personality-project.org/r/psych-manual.pdf
Shulman, L. S. (1986). Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15(2), 4-14. https://www.jstor.org/stable/1175860
Soares, T. M. (2005). Utilização da teoria da resposta ao item na produção de indicadores sócio-econômicos. Pesquisa Operacional, 25(1), 83-112. https://doi.org/10.1590/S0101-74382005000100006
Streiner, D. L. (2003). Being inconsistent about consistency: When coefficient alpha does and doesn’t matter. Journal of Personality Assessment, 80(3), 217-222. https://doi.org/10.1207/s15327752jpa8003_01
Vilarinho, A. P. L. (2015). Uma proposta de análise de desempenho dos estudantes e de valorização da primeira fase da OBMEP [Dissertação de mestrado, Universidade de Brasília]. Repositório Institucional da UnB. http://repositorio.unb.br/handle/10482/19335
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Estudos em Avaliação Educacional

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).





