Análise da dimensionalidade do Enade 2017 para a Licenciatura em Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v36.10600

Palavras-chave:

Avaliação do Ensino Superior, Licenciatura, Matemática, Traço Latente Bidimensional

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar os itens específicos e de múltipla escolha do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2017, para a Licenciatura em Matemática, quanto às dimensões do traço latente conhecimentos para ensino de matemática. Os dados, coletados de 10.869 participantes, foram analisados pela Teoria da Resposta ao Item, Teoria Clássica dos Testes e Análise Fatorial Exploratória, e revelaram uma prova com alta capacidade de diferenciação e com níveis de dificuldade moderados. Além disso, os padrões identificados indicam que o modelo bidimensional é apropriado, pois a prova foi composta de itens associados tanto a conhecimentos pedagógicos quanto a conhecimentos específicos da matemática, proporcionando uma avaliação mais completa das habilidades dos estudantes nessa área.

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Biografia do Autor

Sandra Cristina Martini Rostirola, Instituto Federal Catarinense (IFC), Videira-SC, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), mestra em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias pela Udesc e licenciada em Matemática pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), com especialização em Educação Matemática pela IFC. Técnica em Assuntos Educacionais no IFC, atua nas área de ensino, pesquisa e extensão, com foco em educação matemática inclusiva, estatística e inteligência artificial generativa na formação docente.

Elisa Henning, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Joinville-SC, Brasil

Possui graduação em Engenharia Civil pela Udesc, mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), especialização em Ciência de Dados pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestrado em Estatística pela Universidade Aberta de Portugual (UAb) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Professora efetiva da Udesc, atua na graduação e pós-graduação. Desenvolve pesquisas nas área de estatística aplicada, sustentabilidade e ensino.

Ivanete Zuchi Siple, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Joinville-SC, Brasil

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ciências, Matemática e Tecnologias da Udesc. 

Dalton Francisco de Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis-SC, Brasil

Graduação em licenciatura em Matemática e mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (USP) e PhD em Biostatistics pela University of North Carolina at Chapel Hill (UNC). Professor titular da UFSC, com atuação na área de estatística, com ênfase em análise de dados, atuando nos seguintes temas: teoria da resposta ao item, avaliação educacional, modelos de variável latente, dados longitudinais e modelos hierárquicos lineares e não lineares.

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Publicado

17-10-2025

Como Citar

Rostirola, S. C. M., Henning, E., Siple, I. Z., & Andrade, D. F. de. (2025). Análise da dimensionalidade do Enade 2017 para a Licenciatura em Matemática. Estudos Em Avaliação Educacional, 36, e10600. https://doi.org/10.18222/eae.v36.10600

Edição

Seção

Artigos