Habilidades sociais e empatia em professores do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10501

Palavras-chave:

Habilidades Sociais, Empatia, Professores

Resumo

O estudo objetivou avaliar o repertório de habilidades sociais e empatia de 94 professores de ensino fundamental. Trata-se de estudo quantitativo transversal, utilizando o Inventário de Habilidades Sociais-2-Del-Prette e o Inventário de Empatia. Da amostra, 62,7% apresentaram habilidades sociais acima da média ou na média e 37,2% tiveram indicação para treinamento de habilidades sociais. A empatia obteve escores elevados, e o altruísmo destaca-se acima da média (95%). Foram identificadas correlações negativas das habilidades sociais com o altruísmo e positivas com sensibilidade afetiva e tomada de perspectiva. Concluiu-se que a maioria dos professores apresentou habilidades sociais e empatia satisfatórias; entretanto índices deficitários foram encontrados em uma parcela da amostra e indicam a necessidade de aprimoramento.

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Publicado

12-04-2024

Como Citar

Heck, C., Zorzo, A., Oliveira, C. R. de, & Wagner, M. F. (2024). Habilidades sociais e empatia em professores do ensino fundamental. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10501. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10501

Edição

Seção

Artigos