Meta de ampliação da oferta de creches e judicialização do direito à educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10465

Palavras-chave:

Acesso à Educação Básica, Creche, Plano Nacional de Educação, Ação Judicial Educacional

Resumo

O artigo tem como objetivo avaliar o desempenho dos municípios brasileiros quanto à segunda parte da Meta 1 do Plano Nacional de Educação – ampliação da oferta de creches de modo a atender, até o final da vigência do plano (2024), no mínimo 50% das crianças de até 3 anos de idade –, bem como relacionar referido desempenho com o fenômeno da judicialização do direito à educação infantil no país. A pesquisa tem natureza sociojurídica e metodologia qualitativa. As conclusões indicam que o descumprimento da Meta 1 em termos nacionais revela uma persistente desigualdade regional e socioeconômica no acesso às creches, com o fenômeno da judicialização contribuindo para uma aceleração da ampliação da oferta fortemente dependente do estabelecimento de convênios com instituições privadas.

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Biografia do Autor

Marciano Seabra de Godoi, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte-MG, Brasil

Doutor e mestre em Direito. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu em Direito.

Nicolle Zanato Di Francia, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte-MG, Brasil

Bacharel em Direito. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC Minas. Bolsista CNPq.

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Publicado

18-01-2024

Como Citar

Godoi, M. S. de, & Di Francia, N. Z. (2024). Meta de ampliação da oferta de creches e judicialização do direito à educação. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10465. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10465

Edição

Seção

Avaliando o PNE 2014-2024