Meta de ampliação da oferta de creches e judicialização do direito à educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v35.10465

Palavras-chave:

Acesso à Educação Básica, Creche, Plano Nacional de Educação, Ação Judicial Educacional

Resumo

O artigo tem como objetivo avaliar o desempenho dos municípios brasileiros quanto à segunda parte da Meta 1 do Plano Nacional de Educação – ampliação da oferta de creches de modo a atender, até o final da vigência do plano (2024), no mínimo 50% das crianças de até 3 anos de idade –, bem como relacionar referido desempenho com o fenômeno da judicialização do direito à educação infantil no país. A pesquisa tem natureza sociojurídica e metodologia qualitativa. As conclusões indicam que o descumprimento da Meta 1 em termos nacionais revela uma persistente desigualdade regional e socioeconômica no acesso às creches, com o fenômeno da judicialização contribuindo para uma aceleração da ampliação da oferta fortemente dependente do estabelecimento de convênios com instituições privadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marciano Seabra de Godoi, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte-MG, Brasil

Doutor e mestre em Direito. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais nos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu em Direito.

Nicolle Zanato Di Francia, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte-MG, Brasil

Bacharel em Direito. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC Minas. Bolsista CNPq.

Referências

Alves, T., & Silva, R. M. da. (2013). Estratificação das oportunidades educacionais no Brasil: Contextos e desafios para a oferta de ensino em condições de qualidade para todos. Educação & Sociedade, 34(124), 851-879. https://www.scielo.br/j/es/i/2013.v34n124/ DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000300011

Barroso, L. R. (2006). O direito constitucional e a efetividade de suas normas: Limites e possibilidades da Constituição brasileira (8a ed.). Renovar.

Bezerra, A. A. S. (2023). O Judiciário rompendo silenciamentos: Participação social examinada a partir de prática judicial na demanda por vagas de creche. Espaço Jurídico Journal of Law, 24(1), 125-142. https://periodicos.unoesc.edu.br/espacojuridico/article/view/32546 DOI: https://doi.org/10.18593/ejjl.32546

Campanha Nacional pelo Direito à Educação. (2022, 21 de setembro). Posicionamento público sobre a votação no STF do Recurso Extraordinário, que coloca em risco o direito à educação infantil. https://media.campanha.org.br/acervo/documentos/EducacaoInfantil_2022_09_21_ DireitoaCreche.pdf

Campanha Nacional pelo Direito à Educação. (2023). Balanço do Plano Nacional de Educação. https://campanha.org.br/acervo/apresentacao-ppt-do-balanco-do-pne-2023/

Castro, J. A. de. (2009). Evolução e desigualdade na educação brasileira. Educação & Sociedade, 30(108), 673-697. https://www.scielo.br/j/es/i/2009.v30n108/ DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302009000300003

Chrispino, A., & Chrispino, R. S. P. (2008). A judicialização das relações escolares e a responsabilidade civil dos educadores. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 16(58), 9-30. https://www.scielo.br/j/ensaio/a/bsbRR9kkbgRZznb8dys4Npf/?format=pdf&l ang=pt DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362008000100002

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. (1988). Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

Costa, J. T. de P., Silva, F. R., & Braga, D. S. (2020). Repercussões do Fundeb no acesso e na oferta da educação infantil: Um estudo de caso. Fineduca: Revista de Financiamento da Educação, 10(25), 1-22. https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/103688 DOI: https://doi.org/10.22491/fineduca-2236-5907-v10-103688

Coutinho, A. S. (2017). As políticas para a educação de crianças de 0 a 3 anos no Brasil: Avanços e (possíveis) retrocessos. Laplage em Revista, 3(1), 19-27. https://www.redalyc.org/ journal/5527/552756521004/html/ DOI: https://doi.org/10.24115/S2446-6220201731235p.19-28

Crespi, L., Noro, D., & Nóbile, M. (2018). Educação infantil no Brasil: Avanços e desafios para o desenvolvimento na primeira infância. Interfaces da Educação, 9(26), 26-48. https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2618 DOI: https://doi.org/10.26514/inter.v9i26.2618

Cruz, M. do C. M. T., Farah, M. F. S., & Sugiyama, N. B. (2014). Normatizações federais e a oferta de matrículas em creches no Brasil. Estudos em Avaliação Educacional, 25(59), 202-241. https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/3037 DOI: https://doi.org/10.18222/eae255920143037

Cury, C. R. J. (2002). A educação básica no Brasil. Educação & Sociedade, 23(80), 168-200. https://www.scielo.br/j/es/a/Hj6wG6H4g8q4LLXBcnxRcxD/?format=pdf&lang=pt DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002008000010

Cury, C. R. J. (2014). Educação e direito à educação no Brasil: Um histórico pelas Constituições. Mazza.

Cury, C. R. J., & Ferreira, L. A. M. (2010). Justiciabilidade no campo da educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, 26(1), 75-103. https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/ article/view/19684

Decreto n. 10.852, de 8 de novembro de 2021. (2021). Regulamenta o Programa Auxílio Brasil, instituído pela Lei n. 14.284, de 29 de dezembro de 2021. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2021/Decreto/D10852.htm#art61

Decreto n. 11.013, de 29 de março de 2022. (2022). Altera o Decreto n. 10.852, de 8 de novembro de 2021, que regulamenta o Programa Auxílio Brasil. Brasília, DF. http://www.planalto.gov. br/ccivil_03/_ato2019-2022/2022/Decreto/D11013.htm#art4

Emenda Constitucional n. 14, de 12 de setembro de 1996. (1996). Modifica os arts. 34, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e dá nova redação ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/ emc/emc14.htm

Emenda Constitucional n. 53, de 19 de dezembro de 2006. (2006). Dá nova redação aos arts. 7º, 23, 30, 206, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ constituicao/emendas/emc/emc53.htm

Emenda Constitucional n. 59, de 11 de novembro de 2009. (2009). Acrescenta § 3º ao art. 76 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias para reduzir, anualmente, a partir do exercício de 2009, o percentual da Desvinculação das Receitas da União incidente sobre os recursos destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino de que trata o art. 212 da Constituição Federal, dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da educação básica, e dá nova redação ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/ Emc/emc59.htm#art6

Emenda Constitucional n. 108, de 26 de agosto de 2020. (2020). Altera a Constituição Federal para estabelecer critérios de distribuição da cota municipal do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), para disciplinar a disponibilização de dados contábeis pelos entes federados, para tratar do planejamento na ordem social e para dispor sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; e dá outras providências. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc108.htm

Falciano, B. T., Nunes, M. F. R., & Santos, E. C. de. (2019). Dez anos do Proinfância: Efeitos de uma política pública de indução. Estudos em Avaliação Educacional, 30(73), 254-278. http://dx.doi.org/10.18222/eae.v30i73.5719 DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5719

Franco, D. de S., Domiciano, C. A., & Adrião, T. (2019). Privatização das creches em São Paulo e seus efeitos sobre a qualidade da oferta. Teoria e Prática da Educação, 2(3), 80-96. https://doi.org/10.4025/tpe.v22i3.50491 DOI: https://doi.org/10.4025/tpe.v22i3.50491

Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. (2021). Índice de Necessidade de Creche 2018-2020 e estimativas de frequência: Insumos para a focalização de políticas públicas. https://www.fmcsv.org.br/pt- BR/biblioteca/publicacao-indice-necessidade-creche-2022/

Gotti, A., & Ximenes, S. B. (2018). Proposta de litígio estrutural para solucionar o déficit de vagas em educação infantil. In N. B. S. Ranieri, & A. L. A. Alves (Eds.). Direito à educação e direitos na educação em perspectiva interdisciplinar (pp. 365-399). Unesco; Universidade de São Paulo.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2023). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Educação 2022. IBGE. https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/ liv102002_informativo.pdf

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2020). Resumo Técnico do Estado de São Paulo – Censo da Educação Básica de 2019. Inep.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2022). Relatório do 4.º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação – 2022. Inep.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (2023). Censo Escolar 2022 – Divulgação dos resultados. Inep. https://download.inep.gov.br/censo_escolar/ resultados/2022/apresentacao_coletiva.pdf

Instituto Rui Barbosa (2023, 26 de julho). TCEduca – Monitoramento dos Planos de Educação. https://tceduca.irbcontas.org.br/mapa

Jung, M. W., Cimadon, A., & Mota, J. R. (2014). Restrição ao direito à educação infantil: Objeções orçamentárias no entendimento do Tribunal de Justiça de Santa Catarina de 2001 a 2012. Espaço Jurídico Journal of Law, 15(2), 421-442. https://periodicos.unoesc.edu.br/ espacojuridico/article/view/2841

Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. (1990). Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm

Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001. (2001). Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm

Lei n. 12.722, de 3 de outubro de 2012. (2012). Altera as Leis n. 10.836, de 9 de janeiro de 2004, 12.462, de 4 de agosto de 2011, e 11.977, de 7 de julho de 2009; dispõe sobre o apoio financeiro da União aos Municípios e ao Distrito Federal para ampliação da oferta da educação infantil; e dá outras providências. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2012/lei/l12722.htm

Lei n. 12.796, de 4 de abril de 2013. (2013). Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, DF. https://www.planalto. gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12796.htm

Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. (2014). Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/ l13005.htm

Lei n. 14.284, de 29 de dezembro de 2021. (2021). Institui o Programa Auxílio Brasil e o Programa Alimenta Brasil; define metas para taxas de pobreza; altera a Lei n. 8.742, de 7 de dezembro de 1993; revoga a Lei n. 10.836, de 9 de janeiro de 2004, e dispositivos das Leis n. 10.696, de 2 de julho de 2003, 12.512, de 14 de outubro de 2011, e 12.722, de 3 de outubro de 2012; e dá outras providências. Brasília, DF. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2019-2022/2021/lei/l14284.htm

Macedo, J. M., & Veiga, R. (2021, 27 de dezembro). Programas federais de apoio às creches minguaram no atual governo. UOL. https://noticias.uol.com.br/colunas/dialogos-publicos/2021/12/27/programas-federais-de-apoio-as-creches-minguaram-no-atual-governo.htm

Madeiro, C. (2022, 17 de setembro). Governo ignora orçamento, extingue benefício e auxílio creche fica no papel. UOL. https://noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2022/09/17/ governo-ignora-orcamento-extingue-programa-e-auxilio-creche-fica-no-papel.htm

Madureira, L., & Espírito Santo, T. (2023, 14 de fevereiro). Quase metade das 35 mil crianças inscritas para creches públicas do Rio aguarda vaga numa lista de espera. G1. https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2023/02/14/quase-metade-das-35-mil-criancas-inscritas-para-creches-publicas-do-rio-aguarda-vaga-numa-lista-de-espera.ghtml

Medida Provisória n. 1.174, de 12 de maio de 2023. (2023). Institui o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica. Brasília, DF. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Mpv/mpv1174.htm

Nascimento, A. P. S. do, Silva, C. N. O., Souza, E. M., & Alencar, F. (2022). Creches conveniadas e compra de vagas na cidade de São Paulo: Formas de privatização da Educação Infantil. Fineduca: Revista de Financiamento da Educação, 12(18), 1-16. https://seer.ufrgs.br/index. php/fineduca/article/view/110081 DOI: https://doi.org/10.22491/2236-5907110081

Nunes, M. F. R., Corsino, P., & Didonet, V. (2011). Educação infantil no Brasil: Primeira etapa da educação básica. Unesco.

Oliveira, V. E. de, Silva, M. P. da, & Marchetti, V. (2018). Judiciário e políticas públicas: O caso das vagas em creches na cidade de São Paulo. Educação & Sociedade, 39(144), 652-670. https://www.scielo.br/j/es/a/KFWgz8DscfYyJnvL84PjyrS/?lang=pt DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302018176112

Organization for Economic Cooperation and Development (OECD). (2023). OECD Family Database. https://www.oecd.org/els/family/database.htm

Pinto, J. M. de R. (2018). O financiamento da educação na Constituição Federal de 1988: 30 anos de mobilização social. Educação & Sociedade, 39(145), 846-869. https://www.scielo.br/j/es/a/ rk4wKJgNYZsdt5QdgSgkDwG/ DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302018203235

Refosco, H. C. (2020). Law, development and access to education: A brazilian case study of class actions. Columbia Human Rights Law Review. https://hrlr.law.columbia.edu/hrlr-online/ law-development-and-access-to-education-a-brazilian-case-study-of-class-actions/

Rodrigues, R. V., Rocha, J. I. da, Oliveira, V. E. de, & Ximenes, S. B. (2021). Efeitos da judicialização da educação infantil em contextos locais: Casos de quatro municípios paulistas. Educação: Teoria e Prática, 31(64), 1-19. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ educacao/article/view/14610 DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.v31.n.64.s14610

Rosemberg, F. (1984). O movimento de mulheres e a abertura política no Brasil: O caso da creche. Cadernos de Pesquisa, (51), 73-79. https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1462

Saldaña, P. (2022, 10 de setembro). Governo Bolsonaro tira dinheiro de creches e gasto federal com obras cai 80%. Folha de S.Paulo. https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2022/09/governo-bolsonaro-tira-dinheiro-de-creches-e-gasto-federal-com-obras-cai-80.shtml

Sarlet, I. W. (2015). A eficácia dos direitos fundamentais: Uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional (12a ed.). Livraria do Advogado.

Secretaria Municipal de Educação. (2022, 22 de dezembro). Prefeitura de SP mantém fila de creche zerada pelo terceiro ano consecutivo. São Paulo. https://educacao.sme.prefeitura. sp.gov.br/noticias/prefeitura-de-sp-mantem-fila-de-creche-zerada-pelo-terceiro-ano-consecutivo/#:~:text=A%20Prefeitura%20de%20S%C3%A3o%20Paulo,de%200%20a%20 3%20anos

Silva, M. Q. da. (2023). Fundeb e complementação financeira da União: Perspectivas a partir da abrangência do VAAT nos municípios da Paraíba. Revista Educação e Políticas em Debate, 12(2), 849-868. https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/66716 DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n2a2023-66716

Silveira, A. D., & Pereira, S. T. (2015). A Ação Brasil Carinhoso como estratégia de expansão da oferta e redução da desigualdade educacional na creche. Fineduca: Revista de Financiamento da Educação, 5(11), 1-20. DOI: https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v5-67578

Supremo Tribunal Federal. (2006). Agravo Regimental no Recurso Extraordinário 410.715-5. Brasília, DF. https://redir.stf.jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=AC&docID=354801

Supremo Tribunal Federal. (2023). Recurso Extraordinário 1.008.166. Brasília, DF. https://redir.stf. jus.br/paginadorpub/paginador.jsp?docTP=TP&docID=767098091

Taporosky, B. C. H. (2017). O controle judicial da qualidade da oferta da educação infantil: Um estudo das ações coletivas nos Tribunais de Justiça do Brasil (2005-2016) [Dissertação de mestrado]. Universidade Federal do Paraná, Faculdade de Educação. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v11i0.54348

Tribunal de Contas da União (2017, 27 de dezembro). Educação infantil: Índice de busca ativa por aluno nos municípios é baixo. https://portal.tcu.gov.br/imprensa/noticias/educacao-infantil-indice-de-busca-ativa-por-aluno-nos-municipios-e-baixo.htm

Ventura, M. (2022, 14 de outubro). Orçamento de 2023 proposto por Bolsonaro corta 97,5% dos recursos para novas creches: Só há dinheiro para cinco escolas. O Globo. https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2022/10/orcamento-de-2023-proposto-por-bolsonaro-corta-975percent-dos-recursos-para-novas-creches-so-ha-dinheiro-para-cinco-escolas.ghtml

Ximenes, S. B. (2014). Direito à qualidade na educação básica: Teoria e prática. Quartier Latin.

Ximenes, S., & Grinkraut, A. (2014). Acesso à educação infantil no novo PNE: Parâmetros de planejamento, efetivação e exigibilidade do direito. Cadernos Cenpec, 4(1), 78-101. https://cadernos.cenpec.org.br/cadernos/index.php/cadernos/article/view/272 DOI: https://doi.org/10.18676/2237-998312014272

Ximenes, S. B., Oliveira, V. E. de, & Silva, M. P. da. (2019). Judicialização da educação infantil: Efeitos da interação entre o Sistema de Justiça e a Administração Pública. Revista Brasileira de Ciência Política, (29), 155-188. https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/SHSsGMztRZgS7XxpmpR Ncxm/?lang=pt DOI: https://doi.org/10.1590/0103-335220192905

Downloads

Publicado

18-01-2024

Como Citar

Godoi, M. S. de, & Di Francia, N. Z. (2024). Meta de ampliação da oferta de creches e judicialização do direito à educação. Estudos Em Avaliação Educacional, 35, e10465. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10465

Edição

Seção

Avaliando o PNE 2014-2024