Perspectivas da pesquisa em ensino de ciências: entrevista com Sibel Erduran
Palavras-chave:
Ensino de Ciências, Filosofia, Ciência, Pesquisa EducacionalResumo
A pesquisadora Sibel Erduran nos concedeu uma breve entrevista e expôs suas ideias sobre a pesquisa em Ensino de Ciências. Conversamos sobre as opções teóricas utilizadas no desenvolvimento do modelo de Natureza da Ciência construído pela pesquisadora em seus trabalhos recentes; a contribuição de diferentes tópicos de pesquisa para a produção de conhecimento sobre Ensino de Ciências; e sobre suas impressões quanto às diferentes metodologias de pesquisa utilizadas no Ensino de Ciências. Abordamos as opiniões da pesquisadora sobre as consequências da manutenção das estratégias tradicionais de Ensino de Ciências e quais poderiam ser as atitudes adotadas por pesquisadores e professores para diminuir a lacuna entre a pesquisa em Ensino de Ciências e a prática educacional.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Natália Helena; SCARPA, Daniela Lopes. Revisão sistemática de trabalhos sobre concepções de natureza da ciência no Ensino de Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 579-619, 2017.
BASER, Mustafa. Fostering conceptual change by cognitive conflict instruction on students’ understanding of heat and temperature concepts. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education, London, v. 2, n. 2, p. 96-114, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: 7 set. 2017.
COOK, Desmond L. The Hawthorne Effect in Educational Research. The Phi Delta Kappan, Thousand Oaks, CA, v. 44, n. 3, p. 116-122, dez. 1962. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/20342865>. Acesso em: 21 out. 2014.
ELIASSON, Nina; KARLSSON, Karl Göran; SØRENSEN, Helene. The role of questions in the science classroom – how girls and boys respond to teachers’ questions. International Journal of Science Education, London, v. 39, n. 4, p. 433-453, 2017. DOI: 10.1080/09500693.2017.1289420
ERDURAN, Sibel; DAGHER, Zoubeida. Reconceptualizing the Nature of Science for Science Education: scientific knowledge, practices and other family categories. Netherlands: Springer, 2014. DOI: 10.1007/978-94-017-9057-4
FREEMAN, Scott et al. Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics. Proceedings of the National Academy of Sciences, Washington D.C., v. 111, n. 23, p. 8410-8415, 2014. Disponível em: . Acesso em: 30 dez. 2015.
IRZIK, Gürol; NOLA, Robert. A Family Resemblance Approach to the Nature of Science for Science Education. Science & Education, Cham, SW, v. 20, n. 7-8, p. 591-607, July 2011. DOI: 10.1007/s11191-010-9293-4
KUTLUCA, Ali Yiğit; AYDIN, Abdullah. Changes in pre-service science teachers’ understandings after being involved in explicit nature of science and socioscientific argumentation processes. Science and Education, Cham, SW, v. 26, n. 6, p. 637-668, 2017. DOI: 10.1007/s11191-017-9919-x
LEDERMAN, Norman. G. Students’ and teachers’ conceptions of the nature of science: a review of the research. Journal of Research in Science Teaching, Nova Jersey, v. 29, n. 4, p. 331-359, 1992. DOI: 10.1002/tea.3660290404
LEE, Min-Hsien; WU, Ying-Tien; TSAI, Chin-Chung. Research trends in Science Education from 2003 to 2007: a content analysis of publications in selected journals. International Journal of Science Education, London, v. 31, n. 15, p. 1999-2020, 2009. DOI: 10.1080/09500690802314876
LIN, Tzu-Chiang; LIN, Tzung-Jin; TSAI, Chin-Chung. Research Trends in Science Education from 2008 to 2012: a systematic content analysis of publications in selected journals. International Journal of Science Education, London, v. 36, n. 8, p. 1346-1372, 2014. DOI: 10.1080/09500693.2013.864428
MATTHEWS, Michael R. Changing the focus: from Nature of Science (NOS) to Features of Science (FOS). In: KHINE, Myint Swe (Ed.). Advances in Nature of Science Research: Concepts and Methodologies. Netherlands: Springer, 2012. p. 3-26. DOI: 10.1007/978-94-007-2457-0_1
MORTIMER, Eduardo Fleury; EL-HANI, Charbel Niño. Conceptual profiles: a theory of teaching and learning scientific concepts. Dordrecht: Springer, 2014.
NGSS LEAD STATES. Next Generation Science Standards: For States, By States. Washington, DC: The National Academies, 2013.
SCHWARTZ, Renné S.; LEDERMAN, Norman G.; CRAWFORD, Barbara A. Developing views of nature of science in an authentic context: an explicit approach to bridging the gap between nature of science and scientific inquiry. Science Education, v. 88, n. 4, p. 610-645, July 2004. DOI: 10.1002/sce.10128
SERRAO, Luis Felipe Soares et al. A experiência de um indicador de letramento científico. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 46, n. 160, p. 334-361, abr./jun. 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/198053143498>. Acesso em: 17 ago. 2016.
SILVA, Adjane da Costa Tourinho; MORTIMER, Eduardo Fleury. Contrastando professores de estilos diferentes: uma análise das estratégias enunciativas desenvolvidas em salas de aulas de Química. Revista Electrónica de Enseñanza de Las Ciencias, Vigo, v. 12, n. 3, p. 524-552, 2013.
TSAI, Chin-Chung; WEN, Meichun Lydia. Research and trends in science education from 1998 to 2002: a content analysis of publication in selected journals. International Journal of Science Education, London, v. 27, n. 1, p. 3-14, 2005. DOI: 10.1080/0950069042000243727
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).