Educação e alteridade em contexto de sociedade multicultural
Palavras-chave:
Educação Multicultural, Alteridade, Profissionalismo Pedagógico, reflexividadeResumo
A Educação vê-se desafiada pela heterogeneidade crescente da sociedade contemporânea. Preparar os jovens para o convívio de tradições culturais diferentes torna-se sua tarefa cada vez mais importante. À base da comparação com os conceitos do exótico e da estranheza, o artigo destaca a relação de alteridade como diretriz que aponta a necessária postura pedagógica para cumprir essa tarefa: reconhecer o direito do outro de ser diferente e responsabilizar-se pela sua integração sociocultural. Assim, a relação de alteridade reafirma a conotação eminentemente ética da tarefa educacional e o campo educativo como campo da experiência social. É entre os extremos do profissionalismo objetivo e a afetividade subjetiva que a relação de alteridade contribui para a construção de um espaço social produtivo.
Downloads
Referências
FLICKINGER, Hans-Georg. Autonomia e reconhecimento – dois conceitos chave na formaçao. Revista Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, p. 7-12, jan./abr. 2011.
FLICKINGER, Hans-Georg. Gadamer & a Educação. Belo Horizonte: Autentica, 2014.
HEIDEGGER, Martin. Über den Humanismus. 10. ed. Frankfurt/M.: V. Klostermann, 2000.
HERMANN, Nadja. A educaçao e a questao multicultural: aproximaçoes na perspectiva de Habermas. In: MÜHL, Eldon H.; GOMES, Luiz R.; ZUIN, Antonio A. Soares (Org.). Teoria crítica, filosofia e educação: homenagem a Pedro L. Goergen. Passo Fundo: EDUPF, 2014. p. 225-240.
LEVINAS, Emmanuel. Entre nós: ensaios sobre a alteridade. Petrópolis: Vozes, 2005.
SOUZA NETO, Joao Clemente de et al. (Org.). Pedagogia social. Sao Paulo: Expressao e Arte, 2009.
WEBER, Max. Wirtschaft und gesellschaft. Tübingen: Mohr-Verlag, 1922.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).