Propostas pedagógicas em livros didáticos: reflexões sobre a pseudoformação

Autores

  • Maria Terezinha Bellanda Galuch Universidade Estadual de Maringá – UEM –, Maringá, Paraná, Brasil http://orcid.org/0000-0001-5154-9819
  • José Leon Crochík Universidade de São Paulo – USP –, São Paulo, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Processo de Ensino-Aprendizagem, Currículos, Ensino Fundamental, Livros didáticos

Resumo

Fundamentando-se na Teoria Crítica da Sociedade, analisa-se como o discurso em prol da formação para a autonomia se consubstancia em propostas de prática pedagógica para os anos iniciais do ensino fundamental. Foram analisados cinco livros para o 5º ano do ensino fundamental, de diferentes áreas. Observou-se que, para formar sujeitos autônomos, contraditoriamente, as propostas diluem a autoridade do professor e a obrigatoriedade da transmissão do conhecimento; visando a formar para a convivência pacífica, priorizam-se trabalhos em grupos; para formar cidadãos participativos, os alunos devem propor soluções para problemas da comunidade. Tais propostas concorrem para a falsa autonomia e a falsa criticidade, expressão da pseudoformação a que todos estão submetidos na sociedade atual.

 

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Biografia do Autor

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá – UEM –, Maringá, Paraná, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1988), especialização em metodologia do ensino pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1996), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Realizou estágio de Pós-doutorado no Instituto de Psicologia da USP (2013). Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação, ensino fundamental, ensino e aprendizagem, Teoria Crítica da Sociedade.

José Leon Crochík, Universidade de São Paulo – USP –, São Paulo, São Paulo, Brasil

(1990) e Livre-docente em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP (1999). Professor Titular do Instituto de Psicologia da USP (2006), no qual atua na graduação, desde 1984, no Departamento da Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, e desde 1992, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Atuou na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, de 1994 a 2007, nos Programas de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social e Educação: Histórica, Política, Sociedade. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coordenou a implantação do Programa de Apoio e Referência ao Enfrentamento da violência sexual contra Crianças e Adolescentes, da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, no município de São Paulo (2010-2012). Desde novembro de 2014, é Editor Científico da Psicologia USP, periódico oficial do Instituto de Psicologia da USP. Tem como referência teórica os trabalhos da Teoria Crítica da Sociedade, a partir da qual analisa principalmente os seguintes temas de pesquisa:preconceito, tecnologia educacional, educação inclusiva e violência escolar. Tem atuado sobretudo nas áreas de Psicologia e da Educação.

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Publicado

07-04-2016

Como Citar

Galuch, M. T. B., & Crochík, J. L. (2016). Propostas pedagógicas em livros didáticos: reflexões sobre a pseudoformação. Cadernos De Pesquisa, 46(159), 234–258. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3218

Edição

Seção

Artigos