Propositions pédagogiques dans les livres didactiques: réflexions sur la pseudo-formation

Auteurs-es

  • Maria Terezinha Bellanda Galuch Universidade Estadual de Maringá – UEM –, Maringá, Paraná, Brasil http://orcid.org/0000-0001-5154-9819
  • José Leon Crochík Universidade de São Paulo – USP –, São Paulo, São Paulo, Brasil

Mots-clés :

Processus d’Enseignement-Apprentissage, curriculum, École élémentaire, Livres didactiques

Résumé

En s’appuyant sur la Théorie Critique de la Société, ce texte analyse la manière dont le discours favorable à la formation pour l’autonomie se concrétise dans des propositions de pratique pédagogique pour les premières années de l’enseignement scolaire. Cinq livres de différents domaines, destinés à la cinquième année de l’école élémentaire, ont été analysés. L’observation a montré que, paradoxalement, pour former des sujets autonomes, les propositions diluent l’autorité du professeur et l’obligation de la transmission de la connaissance; pour développer la coexistence pacifique, on priorise les travaux en groupes; pour former des citoyens participatifs, les élèves doivent proposer des solutions aux problèmes de la communauté. De telles propositions conduisent à une autonomie et à un sens critique faussés et sont l’expression de la pseudo-formation à laquelle tous sont soumis dans la société actuelle.

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Bibliographies de l'auteur-e

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá – UEM –, Maringá, Paraná, Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (1988), especialização em metodologia do ensino pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (1996), doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Realizou estágio de Pós-doutorado no Instituto de Psicologia da USP (2013). Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação, ensino fundamental, ensino e aprendizagem, Teoria Crítica da Sociedade.

José Leon Crochík, Universidade de São Paulo – USP –, São Paulo, São Paulo, Brasil

(1990) e Livre-docente em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP (1999). Professor Titular do Instituto de Psicologia da USP (2006), no qual atua na graduação, desde 1984, no Departamento da Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade, e desde 1992, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Atuou na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, de 1994 a 2007, nos Programas de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social e Educação: Histórica, Política, Sociedade. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coordenou a implantação do Programa de Apoio e Referência ao Enfrentamento da violência sexual contra Crianças e Adolescentes, da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, no município de São Paulo (2010-2012). Desde novembro de 2014, é Editor Científico da Psicologia USP, periódico oficial do Instituto de Psicologia da USP. Tem como referência teórica os trabalhos da Teoria Crítica da Sociedade, a partir da qual analisa principalmente os seguintes temas de pesquisa:preconceito, tecnologia educacional, educação inclusiva e violência escolar. Tem atuado sobretudo nas áreas de Psicologia e da Educação.

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Publié-e

2016-04-07

Comment citer

Galuch, M. T. B., & Crochík, J. L. (2016). Propositions pédagogiques dans les livres didactiques: réflexions sur la pseudo-formation. Cadernos De Pesquisa, 46(159), 234–258. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3218

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