Colonizando os sentidos de crianças amazônidas: A formação proposta em A Escola

Autores

Palavras-chave:

Educação, Higienismo, Revistas Pedagógicas

Resumo

O estudo analisa a relação entre educação e higienismo na Amazônia paraense, focando os discursos de homens de ciência no periódico pedagógico A Escola, publicado no Pará entre 1901 e 1902, para entender seu sentido epistêmico. Foram utilizadas pesquisa documental e revisão bibliográfica, baseando-se na Nova História Cultural e na Teoria Decolonial. O corpus inclui artigos do periódico e a legislação educacional paraense do período, com destaque para documentos sobre a relação entre educação e higienismo, enfatizando a hipnose em crianças. A análise identificou a proposta da revista de formar um cidadão conforme as demandas do regime republicano e as relações de poder socioculturais nos discursos educacionais, sob uma perspectiva decolonial.

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Biografia do Autor

Luana Costa Viana Montão, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém (PA), Brasil

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciada e bacharel em História pela UFRN e licenciada em Pedagogia pela FAEL. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Realiza pesquisas na área de História da Educação brasileira; Educação Especial e Inclusiva; Teoria Decolonial; Educação em saúde e Currículo.

Paula Lorena Cavalcante Albano da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal (RN), Brasil

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel em Fisioterapia pela Universidade da Amazônia e licenciada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil. Foi professora Adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia/ UFRA (2020-2022). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  Realiza pesquisas na área de História da Educação brasileira; Ensino de História e currículo; Educação Patrimonial e Formação de Professores.

Juan Carlo da Cruz Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal (RN), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Licenciado e bacharel em Matemática pela UFRN e possui Mestrado em Análise Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Realiza pesquisas na área de Matemática e Educação Matemática; Formação de professores e História da Educação brasileira, com ênfase na Educação Profissional.

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Publicado

17-12-2024

Como Citar

Montão, L. C. V., Cruz, P. L. C. A. da, & Silva, J. C. da C. (2024). Colonizando os sentidos de crianças amazônidas: A formação proposta em A Escola. Cadernos De Pesquisa, 54, e11237. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/11237

Edição

Seção

Artigos