Colonizando los sentidos de los niños amazónicos: La formación propuesta en A Escola

Autores/as

Palabras clave:

Educación, Higienismo, Revistas Pedagógicas

Resumen

El estudio analiza la relación entre educación e higienismo en la Amazonia paraense, enfocándose en los discursos de hombres de ciencia en el periódico pedagógico A Escola, publicado en el Pará entre 1901 y 1902, para entender su sentido epistémico. Fueron utilizadas investigación documental y revisión bibliográfica, basándose en la Nueva Historia Cultural y en la Teoría Decolonial. El corpus incluye artículos del periódico y la legislación educacional del Pará del período, destacando documentos sobre la relación entre educación e higienismo, enfatizando la hipnosis en niños. El análisis identificó la propuesta de la revista de formar un ciudadano conforme a las demandas del régimen republicano y las relaciones de poder socioculturales en los discursos educacionales, desde una perspectiva decolonial.

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Biografía del autor/a

Luana Costa Viana Montão, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém (PA), Brasil

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Licenciada e bacharel em História pela UFRN e licenciada em Pedagogia pela FAEL. Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Realiza pesquisas na área de História da Educação brasileira; Educação Especial e Inclusiva; Teoria Decolonial; Educação em saúde e Currículo.

Paula Lorena Cavalcante Albano da Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal (RN), Brasil

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel em Fisioterapia pela Universidade da Amazônia e licenciada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil. Foi professora Adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia/ UFRA (2020-2022). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  Realiza pesquisas na área de História da Educação brasileira; Ensino de História e currículo; Educação Patrimonial e Formação de Professores.

Juan Carlo da Cruz Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal (RN), Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Licenciado e bacharel em Matemática pela UFRN e possui Mestrado em Análise Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Realiza pesquisas na área de Matemática e Educação Matemática; Formação de professores e História da Educação brasileira, com ênfase na Educação Profissional.

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Publicado

2024-12-17

Cómo citar

Montão, L. C. V., Cruz, P. L. C. A. da, & Silva, J. C. da C. (2024). Colonizando los sentidos de los niños amazónicos: La formación propuesta en A Escola. Cadernos De Pesquisa, 54, e11237. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/11237

Número

Sección

Artículos