Catégories théoriques de Shulman: révision intégrative de la formation des enseignants

Auteurs-es

Mots-clés :

Formation Des Enseignants, Connaissances, Raisonnement, Pédagogie

Résumé

Cette étude présente une révision intégrative de la littérature dont le but est d’identifier les tendances et les caractéristiques de la production académique brésilienne qui utilize la connaissance du contenu pédagogique [pedagogical content knowledge] (PCK) et les processus d’action et de raisonnement. Ces catégories théoriques concernant les connaissances pédagogiques ont été formulées par Shulman et ses collaborateurs. 114 textes ont été pris en compte, dont la plupart ont été publiés à partir de 2010. Les recherches concernent surtout la formation initiale des enseignants et les enseignants des dernières années de l’école primaire et/ou du secondaire et visent à mieux comprendre le développement et la mobilisation de la PCK. Cette analyse entend contribuer à la realisation de nouvelles recherches.

 

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Patrícia Cristina Albieri de Almeida, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo (SP); Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), Engenheiro Coelho (SP), Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1991), Mestrado (1999) e Doutorado (2005) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado pela PUC-SP. Atualmente é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas. Atua na área de Educação com ênfase em Formação de Professores e Didática (identidade, profissionalidade e conhecimento profissional).

Claudia Leme Ferreira Davis, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo (SP); Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo (SP), Brasil

Bacharel em Ciências, com área de concentração em Psicologia pela Stanford University; mestrado em Psicologia Experimental e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, ambos pela Universidade de São Paulo. Foi Diretora de Projetos Especiais e da Diretoria Técnica da Fundação para o Desenvolvimento da Educação/FDE da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (1995-1997); Assessora Direta da Secretária de Educação Profª Rose Neubauer (1997-1998) (Governo Mário Covas); Professora Visitante do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade de Buenos Aires/UBA (1997-2004); Pesquisadora Sênior da Fundação Carlos Chagas/FCC (1981-2013) e Professora Titular do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP. Atualmente é Superintendente de Educação e Pesquisa da Fundação Carlos Chagas/FCC; membro da Comissão Assessora da Prova Nacional de Concurso para Ingresso na Carreira Docente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP; da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação/ANPEd e integra o Corpo Editorial dos periódicos Cadernos de Pesquisa (FCC/SP) e Psicologia da Educação (PUC/SP). É parecerista ad-hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico/CNPq. Conta com mais de 83 orientações, em mestrado e doutorado, concluídas e 11 orientações em andamento, sendo 7 de mestrado e 4 de doutorado. Sua atuação na área de Educação tem ênfase em Psicologia Educacional e trabalha principalmente com os seguintes temas: ensino-aprendizagem, avaliação educacional, formação de professor, trabalho/atividade docente, educação, desenvolvimento e aprendizagem, psicologia da educação, ensino aprendizagem, avaliação, metacognicão e teoria sócio histórica.

Ana Maria Gimenes Corrêa Calil, Universidade de Taubaté (Unitau), Taubaté (SP), Brasil

Graduada em Economia e Pedagogia pela Universidade de Taubaté, com mestrado e doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora Assistente III, lotada no Depto de Pedagogia, na disciplina Metodologia da Educação Infantil e Ensino Fundamental, Coordenadora Pedagógica do Depto de Pedagogia, na Universidade de Taubaté e integrante do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação na mesma instituição. Trabalhou com a formação de professores em redes púbicas. Participante do PIBID como Coordenadora de Gestão. Estuda a formação de professores, a aprendizagem da docência e os professores iniciantes.

 

Adriana Mallmann Vilalva, Universidade Católica de Santos (Unisantos), Santos (SP), Brasil

Mestre em Educação sob a orientação da Profª Drª Maria Amélia do Rosario Santoro Franco, pela Universidade Católica de Santos.Pós graduada em Direito Processual Civil pela Universidade Católica de Santos. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Metropolitana de Santos (2001). Atualmente é chefe departamento jurídico - Central de Abastecimento da União. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: evitar litígios, dando consultoria preventiva para empresas; elaborar defesas trabalhistas. Pesquisadora no grupo de pesquisas Instituições de ensino: politicas e práticas pedagógicas da Universidade Católica de Santos. Pesquisadora no grupo de pesquisas Práticas Pedagógicas: pesquisa e formação da universidade Católica de Santos.

Références

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Publié-e

2019-12-31

Comment citer

Almeida, P. C. A. de, Davis, C. L. F., Calil, A. M. G. C., & Vilalva, A. M. (2019). Catégories théoriques de Shulman: révision intégrative de la formation des enseignants. Cadernos De Pesquisa, 49(174), 130–150. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6654

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