Shulman’s theoretical categories an integrative review in the field of teacher education

Authors

Keywords:

Teacher Training, Knowledge, Reasoning, Pedagogy

Abstract

This study presents an integrative literature review. It aim was to identify the trends and characteristics of Brazilian academic researches that used the theoretical categories of teaching knowledge, formulated by Shulman and collaborators: pedagogical content knowledge (PCK), pedagogical action and reasoning processes. We found 114 studies, most of which published since 2010. The studies focus mainly on the initial education of teachers who teach in the final years of fundamental (from 11 to 14 years old) and high school, to understand how PCK is developed and mobilized. The analysis presented here can stimulate the development of further research.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Patrícia Cristina Albieri de Almeida, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo (SP); Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), Engenheiro Coelho (SP), Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1991), Mestrado (1999) e Doutorado (2005) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado pela PUC-SP. Atualmente é pesquisadora da Fundação Carlos Chagas. Atua na área de Educação com ênfase em Formação de Professores e Didática (identidade, profissionalidade e conhecimento profissional).

Claudia Leme Ferreira Davis, Fundação Carlos Chagas (FCC), São Paulo (SP); Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo (SP), Brasil

Bacharel em Ciências, com área de concentração em Psicologia pela Stanford University; mestrado em Psicologia Experimental e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, ambos pela Universidade de São Paulo. Foi Diretora de Projetos Especiais e da Diretoria Técnica da Fundação para o Desenvolvimento da Educação/FDE da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (1995-1997); Assessora Direta da Secretária de Educação Profª Rose Neubauer (1997-1998) (Governo Mário Covas); Professora Visitante do Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade de Buenos Aires/UBA (1997-2004); Pesquisadora Sênior da Fundação Carlos Chagas/FCC (1981-2013) e Professora Titular do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP. Atualmente é Superintendente de Educação e Pesquisa da Fundação Carlos Chagas/FCC; membro da Comissão Assessora da Prova Nacional de Concurso para Ingresso na Carreira Docente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/INEP; da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação/ANPEd e integra o Corpo Editorial dos periódicos Cadernos de Pesquisa (FCC/SP) e Psicologia da Educação (PUC/SP). É parecerista ad-hoc da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo/FAPESP e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico/CNPq. Conta com mais de 83 orientações, em mestrado e doutorado, concluídas e 11 orientações em andamento, sendo 7 de mestrado e 4 de doutorado. Sua atuação na área de Educação tem ênfase em Psicologia Educacional e trabalha principalmente com os seguintes temas: ensino-aprendizagem, avaliação educacional, formação de professor, trabalho/atividade docente, educação, desenvolvimento e aprendizagem, psicologia da educação, ensino aprendizagem, avaliação, metacognicão e teoria sócio histórica.

Ana Maria Gimenes Corrêa Calil, Universidade de Taubaté (Unitau), Taubaté (SP), Brasil

Graduada em Economia e Pedagogia pela Universidade de Taubaté, com mestrado e doutorado em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora Assistente III, lotada no Depto de Pedagogia, na disciplina Metodologia da Educação Infantil e Ensino Fundamental, Coordenadora Pedagógica do Depto de Pedagogia, na Universidade de Taubaté e integrante do corpo docente do Mestrado Profissional em Educação na mesma instituição. Trabalhou com a formação de professores em redes púbicas. Participante do PIBID como Coordenadora de Gestão. Estuda a formação de professores, a aprendizagem da docência e os professores iniciantes.

 

Adriana Mallmann Vilalva, Universidade Católica de Santos (Unisantos), Santos (SP), Brasil

Mestre em Educação sob a orientação da Profª Drª Maria Amélia do Rosario Santoro Franco, pela Universidade Católica de Santos.Pós graduada em Direito Processual Civil pela Universidade Católica de Santos. Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Metropolitana de Santos (2001). Atualmente é chefe departamento jurídico - Central de Abastecimento da União. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: evitar litígios, dando consultoria preventiva para empresas; elaborar defesas trabalhistas. Pesquisadora no grupo de pesquisas Instituições de ensino: politicas e práticas pedagógicas da Universidade Católica de Santos. Pesquisadora no grupo de pesquisas Práticas Pedagógicas: pesquisa e formação da universidade Católica de Santos.

References

ALMEIDA, Patrícia C. Albieri; BIAJONE, Jefferson. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 281-295, maio/ago. 2007.

ANDRÉ, Marli E. D. A. A pesquisa sobre a formação de professores no Brasil (1990-1998). In: CANDAU, Vera M. (org.). Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. São Paulo: DP&A, 2000. p. 83-100.

ANDRÉ, Marli E. D. A. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-56, ago./dez. 2009.

BARBOSA, Barbara Perez. Educação a distância: a articulação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e os estruturantes didáticos (2002-2012). 2015. 223 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade São Paulo, São Paulo, 2015.

BOLÍVAR, Antonio. Conocimiento didáctico del contenido y didácticas específicas. Revista de Currículum y Formación del Profesorado, Granada, v. 9, n. 2, p. 1-39, 2005.

BOTELHO, Louise L. R.; CUNHA, Cristiano C. de Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, Belo Horizonte, v. 5, n. 11, p. 121-136, maio/ago. 2011.

CIBOTTO, Rosefran Adriano Gonçales; OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato. TPACK – Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo: uma revisão teórica. Imagens da Educação, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, p. 11-23, 2017.

DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

FERNANDEZ, Carmem. Revisitando a base de conhecimentos e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de Ciências. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 500-528, maio/ago. 2015.

GOES, Luciane Fernandes de. Conhecimento pedagógico do conteúdo: estado da arte no campo da educação e no ensino de química. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) − Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

GOES, Luciane Fernandes de; FERNANDEZ, Carmem. Reflexões metodológicas sobre pesquisas do tipo estado da arte: investigando o conhecimento pedagógico do conteúdo. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v. 17, n. 1, p. 94-118, 2018.

GROSSMAN, Pamela L. The making of a teacher: teacher knowledge and teacher education. New York: Teachers College Press, 1990.

LOUGHRAN, John; MILROY, Philippa; BERRY, Amanda; GUNSTONE, Richard; MULHALL, Pamela. Documenting science teachers’ pedagogical content knowledge through PaP-eRs. Research in Science Education, Victoria, v. 31, n. 2, p. 289-307, 2001.

LOUGHRAN, John; MULHALL, Pamela; BERRY; Amanda. In search of pedagogical content knowledge in science: developing ways of articulating and documenting professional practice. Journal of Research in Science Teaching, Havaí, v. 41, n. 4, p. 370-391, 2004.

MARCON, Daniel; GRAÇA, Amândio Braga dos Santos; NASCIMENTO, Juarez Vieira do. Busca de paralelismo entre conhecimento pedagógico do conteúdo e processo de raciocínio e ação pedagógica. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 261-294, abr. 2011.

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007.

SCHÖN, Donald. Educating the reflective practitioner. New York: Jossey-Bass, 1987.

SHULMAN, Lee S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, New York, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v. 57, p. 1-22, 1987.

SHULMAN, Lee S.; SHULMAN, Judith H. Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 120-142, jan./jun. 2016.

STENHOUSE, Lawrence. Investigación y desarrollo del currículo. 3. ed. Madrid: Morata, 1991.

VERDUGO-PERONA, José Javier; SOLAZ-PORTOLÉS, Joan Josep; SANJOSÉ LÓPEZ, Vicent. El conocimiento didáctico del contenido en ciencias: estado de la cuestión. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 164, p. 586-611, abr./jun. 2017.

VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello; ARAÚJO, Maria Cristina Pansera. Os estudos de Shulman sobre formação e profissionalização docente nas produções acadêmicas brasileiras. Revista Cadernos de Educação, Pelotas, n. 53, p. 1-21, 2016.

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014.

Published

2019-12-31

How to Cite

Almeida, P. C. A. de, Davis, C. L. F., Calil, A. M. G. C., & Vilalva, A. M. (2019). Shulman’s theoretical categories an integrative review in the field of teacher education. Cadernos De Pesquisa, 49(174), 130–150. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6654

Issue

Section

Articles