Une approche genrée du projeto gênero e diversidade na escola

Auteurs-es

  • Priscila Gomes Dornelles Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Amargosa (BA), Brasil
  • Ileana Wenetz Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória (ES), Brasil

Mots-clés :

Diversité, Politiques Publiques, Formation des Enseignants, Projeto Gênero e Diversidade na Escola

Résumé

À partir des études féministes et dans une perspective poststructuraliste, cet article se penche sur la manière dont le genre et la diversité sont conceptuellement et méthodologiquement mis à l’agenda d’une politique pour la formation des professeurs. Il s’agit d’une politique prenant en compte l’éducation à la diversité, intitulée Projeto Gênero e Diversidade na Escola [Genre et Diversité à l’École] (GDE). Nous avons retenu quatre documents directeurs du GDE de la période 2007 à 2011 et effectué une analyse culturelle visant à discuter les manques d’intelligibilité d’une éducation au genre et à la diversité proposée par cette politique centrée su r les rapports entre diversité sexuelle et diversité culturelle, bien que sur sexe et binarisme de genre. Nous montrons à la fois les limites et les potentialités que représente cet agenda pour la maitrise des corps au détriment de la production des corps (non) viables.

 

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Priscila Gomes Dornelles, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Amargosa (BA), Brasil

Licenciada em Educação Física pela UFRGS, é especialista em Pedagogias do Corpo e da Saúde, mestre e doutora em Educação pela mesma instituição. É integrante do GEERGE/UFRGS (Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero), do GEPEFE/UFRB (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação de Professores e Educação Física) e do Núcleo CAPITU/UFRB (Gênero, Diversidade e Sexualidade). É professora do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professora vinculada ao Mestrado Profissional em Educação do Campo e coordenadora do Subprojeto de Educação Física do PIBID da UFRB. Atualmente, é estudante do Curso de Especialização em Estado e Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais (UFBA) e atua no âmbito das discussões/ações sobre formação de professores; Educação Física escolar; gênero, sexualidade, educação, Educação do Campo.

Ileana Wenetz, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória (ES), Brasil

Licenciada em Educação Física pelo Instituto de Educación Física (IPEF) de Córdoba, Argentina. Especialista em Pedagogia do Corpo e da Saúde pela EsEF/UFRGS. Mestre e Doutora em Ciências do Movimento Humano pela EsEF/UFRGS. Pós-doutora no Programa Interdisciplinar de Ciências Humanas da UFSC. Participante do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF) da UFES e do Grupo em Educação e Relações de Gênero (GEERGE-FACED.UFRGS). Atualmente Professora Adjunta do Departamento Educação Ginástica do Centro de Educação Física e Deportes da Universidade Federal de Espirito Santo (UFES). Tem experiência na área de Educação Física escolar, Estudos antropológicos na Educação Física, Estudos Culturais e Gênero. Metodologia do Ensino. Atuando nos seguintes temas: corpo, gênero, lazer, crianças e brincadeiras.

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Publié-e

2019-10-09

Comment citer

Dornelles, P. G., & Wenetz, I. (2019). Une approche genrée du projeto gênero e diversidade na escola. Cadernos De Pesquisa, 49(173), 226–243. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6074

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