Projeto gênero e diversidade na escola: a gendered approach on the project

Authors

  • Priscila Gomes Dornelles Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Amargosa (BA), Brasil
  • Ileana Wenetz Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória (ES), Brasil

Keywords:

Diversity, Public Policy, Teacher Training, Projeto Gênero e Diversidade na Escola

Abstract

This paper is based on feminist studies from a post-structuralist perspective and it aims to discuss how categories such as gender and diversity are conceptually and methodologically added to methodologically added in agenda of a basic education teacher training policy based on diversity education titled the Projeto Gênero e Diversidade na Escola [Gender and Diversity in School Project] (GDE). We analyzed four documents from GDE between 2007 and 2011. We focused on a cultural analysis of the documents in order to raise awareness of the unintelligibility of a gender and diversity education proposed by politicians on the basis of dealing with sexual and cultural diversity, as well as gender and gender binarism. We tested its boundaries as a State based agenda for a certain purpose and governance in the present time at the expense of the production of non-viable bodies through public policies.

 

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Author Biographies

Priscila Gomes Dornelles, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Amargosa (BA), Brasil

Licenciada em Educação Física pela UFRGS, é especialista em Pedagogias do Corpo e da Saúde, mestre e doutora em Educação pela mesma instituição. É integrante do GEERGE/UFRGS (Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero), do GEPEFE/UFRB (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação de Professores e Educação Física) e do Núcleo CAPITU/UFRB (Gênero, Diversidade e Sexualidade). É professora do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professora vinculada ao Mestrado Profissional em Educação do Campo e coordenadora do Subprojeto de Educação Física do PIBID da UFRB. Atualmente, é estudante do Curso de Especialização em Estado e Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais (UFBA) e atua no âmbito das discussões/ações sobre formação de professores; Educação Física escolar; gênero, sexualidade, educação, Educação do Campo.

Ileana Wenetz, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória (ES), Brasil

Licenciada em Educação Física pelo Instituto de Educación Física (IPEF) de Córdoba, Argentina. Especialista em Pedagogia do Corpo e da Saúde pela EsEF/UFRGS. Mestre e Doutora em Ciências do Movimento Humano pela EsEF/UFRGS. Pós-doutora no Programa Interdisciplinar de Ciências Humanas da UFSC. Participante do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF) da UFES e do Grupo em Educação e Relações de Gênero (GEERGE-FACED.UFRGS). Atualmente Professora Adjunta do Departamento Educação Ginástica do Centro de Educação Física e Deportes da Universidade Federal de Espirito Santo (UFES). Tem experiência na área de Educação Física escolar, Estudos antropológicos na Educação Física, Estudos Culturais e Gênero. Metodologia do Ensino. Atuando nos seguintes temas: corpo, gênero, lazer, crianças e brincadeiras.

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Published

2019-10-09

How to Cite

Dornelles, P. G., & Wenetz, I. (2019). Projeto gênero e diversidade na escola: a gendered approach on the project. Cadernos De Pesquisa, 49(173), 226–243. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6074

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