Un análisis generificado del projeto gênero e diversidade na escola

Autores/as

  • Priscila Gomes Dornelles Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Amargosa (BA), Brasil
  • Ileana Wenetz Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória (ES), Brasil

Palabras clave:

Diversidad, Políticas Públicas, Formación de Profesores, Projeto Gênero e Diversidade na Escola

Resumen

A partir de los estudios feministas y en una perspectiva posestructuralista, discutimos cómo el género y la diversidad son impulsados conceptualmente y metodológicamente en la agenda de una política de formación de profesores/as de la educación básica regida por la educación para la diversidad, titulada Projeto Gênero e Diversidade na Escola [Proyecto Género y Diversidad en Escuela] (GDE). Analizamos cuatro documentos orientadores del GDE entre los años 2007 y 2011. Realizamos un análisis cultural para argumentar sobre las ininteligibilidades de una educación en género y en diversidad propuesta por la política basada en el trato con la diversidad sexual y la diversidad cultural, el sexo y el binarismo de género. Tensamos sus límites y potencialidades como agenda de Estado para el gobierno a expensas de la producción de cuerpos (in) viables.

 

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Priscila Gomes Dornelles, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Amargosa (BA), Brasil

Licenciada em Educação Física pela UFRGS, é especialista em Pedagogias do Corpo e da Saúde, mestre e doutora em Educação pela mesma instituição. É integrante do GEERGE/UFRGS (Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero), do GEPEFE/UFRB (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Formação de Professores e Educação Física) e do Núcleo CAPITU/UFRB (Gênero, Diversidade e Sexualidade). É professora do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), professora vinculada ao Mestrado Profissional em Educação do Campo e coordenadora do Subprojeto de Educação Física do PIBID da UFRB. Atualmente, é estudante do Curso de Especialização em Estado e Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais (UFBA) e atua no âmbito das discussões/ações sobre formação de professores; Educação Física escolar; gênero, sexualidade, educação, Educação do Campo.

Ileana Wenetz, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória (ES), Brasil

Licenciada em Educação Física pelo Instituto de Educación Física (IPEF) de Córdoba, Argentina. Especialista em Pedagogia do Corpo e da Saúde pela EsEF/UFRGS. Mestre e Doutora em Ciências do Movimento Humano pela EsEF/UFRGS. Pós-doutora no Programa Interdisciplinar de Ciências Humanas da UFSC. Participante do Laboratório de Estudos em Educação Física (LESEF) da UFES e do Grupo em Educação e Relações de Gênero (GEERGE-FACED.UFRGS). Atualmente Professora Adjunta do Departamento Educação Ginástica do Centro de Educação Física e Deportes da Universidade Federal de Espirito Santo (UFES). Tem experiência na área de Educação Física escolar, Estudos antropológicos na Educação Física, Estudos Culturais e Gênero. Metodologia do Ensino. Atuando nos seguintes temas: corpo, gênero, lazer, crianças e brincadeiras.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em gênero, orientação sexual e relações étnico-raciais. Livro de conteúdo. Versão 2009. Rio de Janeiro: Cepesc; Brasília: SPM, 2009. Disponível em: http://estatico.cnpq.br/portal/premios/2014/ig/pdf/genero_diversidade_escola_2009.pdf. Acesso em: 10 dez. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. 2017. Portal SECADI. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-educacao-continuadaalfabetizacao-diversidade-e-inclusao. Acesso em: 20 out. 2017.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei n.º 867. Programa Escola Sem Partido. 23/03/2015. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=375C72096A

FD87644868A98ED8436064.proposicoesWebExterno2?codteor=1317168&filename=Avulso+-PL+867/2015. Acesso em: 10 maio 2019.

BUTLER, Judith. Bodies that matter, on the discursive limits of “sex”. New York: Routledge, 1993.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CARRARA, Sergio (org.). Gênero e diversidade na escola: avaliação de processos, resultados, impactos e projeções. Rio de Janeiro: Cepesc, 2017. Disponível em: http://www.clam.org.br/uploads/arquivo/GDE_Relatorio-10-02-2017.pdf. Acesso em: 10 jan. 2017.

CARRARA, Sergio et al. (org.). Gênero e diversidade na escola: trajetórias e repercussões de uma política pública inovadora. Rio de Janeiro: Cepesc, 2011. Disponível em: http://www.e-lam.org/downloads/Trajet%C3%B3rias%20e%20repercuss%C3%B5es%20de%20uma%20pol%C3%ADtica%20p%C3%BAblica%20 inovadora%20-%20Sistematiza%C3%A7%C3%A3o%20GDE.pdf. Acesso em: 8 dez. 2013.

COSENTINO, Tatiane, R.; ABRAMOWICZ, Anete. Diversidade e as políticas públicas de educação. Revista Contraponto, v. 11, n. 3, p. 244-254, set./dez. 2011.

COSTA, Marli M. M da; PORTO CARVALHO, Rosane T. A transversalidade das políticas públicas de gênero: um caminho para efetivação dos direitos sociais da mulher. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE DIREITO: dimensões materiais e eficácias dos direitos fundamentais. 2., Chapecó, 2012. Anais... Joaçaba: UNOESC, 2012.

DORNELLES, Priscila Gomes. A (hetero)normalização dos corpos em práticas pedagógicas da educação física escolar. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Trad. Joice Elias Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

HALBERSTAM, Judith Jack. Repensando o sexo e o gênero. In: MISKOLCI, Richard; PELÚCIO, Larissa (org.). Discursos fora da ordem: sexualidades, saberes e direitos. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2012a. p. 125-138.

HALBERSTAM, Judith Jack. A homofobia faz parte do estado teocrático. A Tarde, Salvador, nov. 2012b. (Seção Muito). Disponível em: http://www.atarde.uol.com.br/muito/materias/1447525-%22a-homofobia-faz-parte-doestado-teocratico%22. Acesso em: 11 dez. 2012.

HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais de nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul./dez. 1997.

HENRIQUES, Ricardo et al. (org.). Gênero e diversidade sexual na escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos. Cadernos SECAD 4. Brasília: Secad/MEC, 2007. Disponível em: http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_cad4_gen_div_prec.pdf. Acessado em: 25 nov. 2013.

LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos. Babilônios somos. A modo de apresentação. In: LARROSA, Jorge; SKLIAR, Carlos (org.). Habitantes de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. p. 7-30.

MEYER, Dagmar E. E. Gênero e educação: teoria e política. In: LOURO, Guacira L.; NECKEL, Jane; GOELLNER, Silvana V. (org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003. p. 9-27.

MEYER, Dagmar E. E. Abordagens pós-estruturalistas de pesquisa na interface educação, saúde e gênero: perspectiva metodológica. In: MEYER, Dagmar E. E.; PARAÍSO, Marlucy Alves (org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza, 2012. p. 47-62.

PEREIRA, Maria Elisabete et al. (org.). Gênero e diversidade na escola: formação de professoras/es em gênero, sexualidade, orientação sexual e relações étnico-raciais. Brasília/Rio de Janeiro: SPM/CEPESC, 2007. Disponível em: http://www.spm.gov.br/sobre/publicacoes/publicacoes/2007/gde-2007.pdf. Acesso em: 15 nov. 2013.

PRECIADO, Paul Beatriz. Testo Yonqui. Madrid: Espasa Calpe, 2008.

PRECIADO, Paul Beatriz. Manifesto contrassexual. Trad. Maria Paula Gurgel Ribeiro. São Paulo: n-1 edições, 2014.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

VASCONCELOS, Michele; FÉLIX, Jeane. Gênero, sexualidade e direitos humanos na educação escolar: entre igualdades e diversidades, a diferença. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 1, p. 255-272, jan./abr. 2016. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/index. Acesso em: 10 maio 2017.

VASCONCELOS, Michele; SEFFNER, Fernando. A pedagogia das políticas públicas de saúde: norma e fricções de gênero na feitura de corpos. Cadernos Pagu, n. 44, p. 261-297, jan./jun. 2015.

Publicado

2019-10-09

Cómo citar

Dornelles, P. G., & Wenetz, I. (2019). Un análisis generificado del projeto gênero e diversidade na escola. Cadernos De Pesquisa, 49(173), 226–243. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6074

Número

Sección

Artículos