Democracia nas políticas de currículo

Autores/as

  • Alice Casimiro Lopes

Palabras clave:

Currículo, Educação Básica, Democracia, Políticas Educacionais

Resumen

Com base na teoria do discurso, analiso a noção de democracia, a partir de

suas relações com a representação, em um espaço de identidades não fixas e de

políticas pós-fundacionais. Defendo que toda representação implica a constituição

mútua entre representante e representado, na qual é impossível haver uma pura

transparência. Na democracia, é impossível escapar à representação, mas é

possível inserir sua análise em uma contingência radical. Cotejo essa conclusão

com as atuais políticas de currículo para a educação básica no Brasil. Argumento

que, a despeito de não se poder concluir homogeneamente quanto à democracia

nas políticas de currículo, permanecem sendo mascaradas as contingências das

políticas pautando a política pela tentativa de reduzir traduções contextuais e,

com isso, minimizando as potencialidades democráticas.

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Biografía del autor/a

Alice Casimiro Lopes

Publicado

2012-12-31

Cómo citar

Casimiro Lopes, A. (2012). Democracia nas políticas de currículo. Cadernos De Pesquisa, 42(147), 700–715. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3

Número

Sección

Tema em Destaque