Educação escolar quilombola em debate

Autores

  • Camila Batista Gama Moura Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil
  • David Gonçalves Soares Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói (RJ), Brasil https://orcid.org/0000-0002-4860-0529
  • Antonio Jorge Gonçalves Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil https://orcid.org/0000-0001-7769-9268

Palavras-chave:

Educação Diferenciada, Educação Escolar Quilombola, Educação Quilombola, Pedagogia Diferenciada

Resumo

Este artigo tem como objetivo mapear e analisar a produção acadêmica sobre educação escolar quilombola, no período de 2009 a 2019. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática, acionando a centralidade do debate em três questões: educação diferenciada, identidade e desafios para implementação da educação escolar quilombola. Concluímos que a produção analisada ainda apresenta uma primeira onda de reivindicação da educação escolar quilombola como modalidade de educação. Torna-se necessária a iniciação de uma segunda onda que busque investigar e avaliar as experiências quilombolas escolares em diferentes contextos e regiões na tentativa de subsidiar a resolução de problemas concretos sobre os aspectos pedagógicos e de financiamento da educação escolar quilombola.

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Biografia do Autor

Camila Batista Gama Moura, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (2014) e mestrado em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares pela mesma Universidade (2019). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista da CAPES- Brasil. 

David Gonçalves Soares, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói (RJ), Brasil

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Mestre em Psico-Sociologia e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). É professor na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense, na cadeira de Sociologia da Educação. É pesquisador permanente do Grupo de pesquisa Ciências Sociais e Educação - ICS/UERJ e do Laboratório de Acesso e Permanência no Ensino Superior (LAP-Uff).

Antonio Jorge Gonçalves Soares, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Professor aposentado Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua no Programa de Pós-graduação em Educação, é bolsista Produtividade PQ-Cnpq e Cientista do Nosso Estado.

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Publicado

22-12-2022

Como Citar

Moura, C. B. G., Soares, D. G., & Soares, A. J. G. (2022). Educação escolar quilombola em debate. Cadernos De Pesquisa, 52, e09773. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/9773

Edição

Seção

Educação Básica, Cultura, Currículo