Comissão de heteroidentificação e classificação racial de estudantes pardos

Autores

Palavras-chave:

Bancas de Heteroidentificação, Raça, Sistema de Cotas, Pardos

Resumo

De que forma a escolha por cotas para ingresso no ensino superior público e a passagem por uma comissão de heteroidentificação afetam a percepção sobre a classificação racial de estudantes pardos que ingressaram em uma universidade pública? Este artigo procura responder a essa questão a partir de uma pesquisa que explorou, por meio de entrevistas aprofundadas, qual percepção estudantes pardos têm sobre seu pertencimento racial e se a escolha por cotas e a passagem por uma comissão de heteroidentificação tiveram algum efeito sobre ela. Os resultados mostram que essas experiências contribuíram para reformular como se dá a classificação racial de alguns estudantes pardos.

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Biografia do Autor

Adriana S. R. Dantas, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo (SP), Brasil

Professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp). Doutora em Educação e mestra em Estudos Culturais pela USP. Bacharela em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Guilherme Augusto Vasconcellos Isidoro, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Rio Claro (SP), Brasil

Sociólogo do Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Habitação e Gestão Territorial de Piracicaba (SP). Bacharel e licenciado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

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Publicado

01-10-2024

Como Citar

Dantas, A. S. R., & Isidoro, G. A. V. (2024). Comissão de heteroidentificação e classificação racial de estudantes pardos. Cadernos De Pesquisa, 54, e10689. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10689

Edição

Seção

Artigos