Análise comparada da jornada escolar em países da União Europeia

Autores

Palavras-chave:

Jornada Escolar, Sistema Educativo, União Europeia, Política Educacional

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as jornadas escolares de países da União Europeia, sistematizando semelhanças e diferenças entre os sistemas educativos. A análise comparada envolveu quinze países-membros e focalizou as fases descritiva e comparativa do método comparativo clássico. As jornadas escolares são construções sócio-históricas e culturais, o que resulta em políticas ora convergentes, ora divergentes na região. De forma geral, a jornada escolar compulsória dos países europeus é de 5 a 6 horas diárias. No entanto existem muitas especificidades, entre as quais o investimento em políticas que integram atividades curriculares, extracurriculares e tempos socioeducativos supervisionados. Por meio da análise comparada foi possível identificar perspectivas e alternativas à configuração da jornada escolar para melhor responder às demandas e necessidades dos sujeitos da educação.

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Biografia do Autor

Cláudia da Mota Darós Parente, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília (SP), Brasil

Professora do Departamento de Administração e Supervisão Escolar (DASE), Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus Marília, SP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista - UNESP, Campus de Presidente Prudente, SP. Líder do Grupo de Pesquisa e Avaliação de Políticas Educacionais (GAPE). Pedagoga formada pela USP. Mestre e Doutora em Educação (UNICAMP). Pós-Doutorado realizado na Universidad de Salamanca, Espanha.

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Publicado

18-11-2019

Como Citar

Parente, C. da M. D. (2019). Análise comparada da jornada escolar em países da União Europeia. Cadernos De Pesquisa, 50(175), 78–95. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6760

Edição

Seção

Artigos