Desafios do ensino religioso em um mundo secular

Autores

  • Walter Salles Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp-SP), Campinas (SP), Brasil
  • Maria Augusta Gentilini Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp-SP), Campinas (SP), Brasil

Palavras-chave:

Secularização, Educação, Ensino Religioso, Ética

Resumo

Este artigo objetiva apontar três dos desafios que se apresentam para o ensino religioso em um mundo secular e como as relações entre a religião e a secularização da sociedade afetaram a educação no Brasil, gerando sensíveis modificações no status do ensino religioso e no conjunto das disciplinas e dos conteúdos escolares, tornando necessária a reflexão ponderada sobre o significado desse ensino e o impacto que, a longo prazo, terá sobre a sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

Walter Salles, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp-SP), Campinas (SP), Brasil

Doutor em Ciências da Religião pela UMESP (Universidade Metodista de São Paulo). Mestrado em Teologia pelo Centre Sèvres (Paris). Bacharel em Filosofia e Teologia pela FAJE (Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte – MG).

Maria Augusta Gentilini, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp-SP), Campinas (SP), Brasil

Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas sob orientação do Prof. Dr. Walter Ferreira Salles. Especialista em Administração Escolar pela Faculdade de Educação São Luís. Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP/MG. Membro do grupo de pesquisa Religião Linguagem e Cultura – PUCCAMP/SP.

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Publicado

29-10-2018

Como Citar

Salles, W., & Gentilini, M. A. (2018). Desafios do ensino religioso em um mundo secular. Cadernos De Pesquisa, 48(169), 856–875. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5320

Edição

Seção

Artigos