Norbert Elias e o conhecimento: contribuições para o debate sobre currículo

Autores

  • Maria das Mercês Ferreira Sampaio Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Cláudia Valentina Assumpção Galian Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Desenvolvimento Humano, Conhecimento, Currículo, Papéis Sociais, Escola.

Resumo

Partindo da análise desenvolvida por Norbert Elias, este artigo discute, em linhas gerais, o processo de produção do conhecimento, derivando daí o papel da instituição escola no desenvolvimento das sociedades modernas – em especial no que se refere ao currículo escolar. Assim, inicia-se a discussão pela identificação da perspectiva evolucionista do autor, claramente atrelada às concepções darwinianas, para, em seguida, ressaltando suas escolhas metodológicas, destacar sua visão do processo de construção do conhecimento pelos seres humanos. Por fim, busca-se enfrentar a discussão sobre o papel social da escola em consonância com o referencial teórico focalizado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Mercês Ferreira Sampaio, Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, São Paulo, São Paulo, Brasil

Pedagoga, Mestre em História e Filosofia da Educação e Doutora em Educação pela PUC/SP. Atuou em diferentes âmbitos do sistema público de ensino e no Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da PUC/SP. Desenvolve assessoria no que se refere à concepção, implementação e avaliação de propostas curriculares.

Cláudia Valentina Assumpção Galian, Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, São Paulo, Brasil

Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente na Graduação e na Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, respectivamente no Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada e nas áreas de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares e de Sociologia da Educação. Seus estudos concentram-se nos seguintes temas: currículo, conhecimento escolar e ensino de ciências. (Texto informado pelo autor)

Referências

BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico. Classes, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.

BERNSTEIN, Basil. Pedagogy, symbolic control and identity. Theory, research and critique. London: Rowman & Littlefield, 2000.

CHARLOT, Bernard. A escola e o trabalho dos alunos. Sísifo – Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 10, p. 89-96, set./dez. 2009.

ELIAS, Norbert. A condição humana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 1994a. v. 1.

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994b.

ELIAS, Norbert. La civilización de los padres y otros ensayos. Santa Fe de Bogotá: Grupo Editorial Norma, 1998a.

ELIAS, Norbert. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Zahar, 1998b.

ELIAS, Norbert. A sociedade de corte. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

ELIAS, Norbert. Teoria simbólica. Oeiras: Celta, 2002.

ELIAS, Norbert. Introdução à Sociologia. Lisboa: Edições 70, 2008.

Downloads

Publicado

07-04-2016

Como Citar

Sampaio, M. das M. F., & Galian, C. V. A. (2016). Norbert Elias e o conhecimento: contribuições para o debate sobre currículo. Cadernos De Pesquisa, 46(159), 132–157. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3514

Edição

Seção

Tema em Destaque - Estudos sobre o conhecimento escolar: tendências e perspectivas