Norbert Elias e o conhecimento: contribuições para o debate sobre currículo
Palavras-chave:
Desenvolvimento Humano, Conhecimento, Currículo, Papéis Sociais, Escola.Resumo
Partindo da análise desenvolvida por Norbert Elias, este artigo discute, em linhas gerais, o processo de produção do conhecimento, derivando daí o papel da instituição escola no desenvolvimento das sociedades modernas – em especial no que se refere ao currículo escolar. Assim, inicia-se a discussão pela identificação da perspectiva evolucionista do autor, claramente atrelada às concepções darwinianas, para, em seguida, ressaltando suas escolhas metodológicas, destacar sua visão do processo de construção do conhecimento pelos seres humanos. Por fim, busca-se enfrentar a discussão sobre o papel social da escola em consonância com o referencial teórico focalizado.
Downloads
Referências
BERNSTEIN, Basil. A estruturação do discurso pedagógico. Classes, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.
BERNSTEIN, Basil. Pedagogy, symbolic control and identity. Theory, research and critique. London: Rowman & Littlefield, 2000.
CHARLOT, Bernard. A escola e o trabalho dos alunos. Sísifo – Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 10, p. 89-96, set./dez. 2009.
ELIAS, Norbert. A condição humana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Rio de Janeiro: Zahar, 1994a. v. 1.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Zahar, 1994b.
ELIAS, Norbert. La civilización de los padres y otros ensayos. Santa Fe de Bogotá: Grupo Editorial Norma, 1998a.
ELIAS, Norbert. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Zahar, 1998b.
ELIAS, Norbert. A sociedade de corte. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
ELIAS, Norbert. Teoria simbólica. Oeiras: Celta, 2002.
ELIAS, Norbert. Introdução à Sociologia. Lisboa: Edições 70, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).