Atores, cenários e planos: o planejamento estratégico situacional e a educação

Autores

  • João Augusto Gentilini Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Planejamento estratégico situacional, Governabilidade, Planejamento da educação

Resumo

Este texto aborda o modelo de planejamento vigente na américa latina, inspirado no pensamento nacional-desenvolvimentista, tendo o estado como ator principal do desenvolvimento econômico. examina a influência desse modelo sobre o planejamento das áreas sociais, inclusive da área educacional e os fatores que levaram ao seu esgotamento. as críticas surgidas aos postulados fundamentais do planejamento tradicional de natureza econômica no final da década de 1970 e pós-crise dos anos de 1980 e a busca de propostas alternativas de planejamento também são explicitadas, assim como a proposição do planejamento estratégico situacional (método pes), do intelectual e economista CarlosMmatus, abrangendo seus principais conceitos operacionais e sua adequabilidade ao programa da área social e educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Augusto Gentilini, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil

Professor Doutor em Educação. Departamento Ciências da Educação. Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara - UNESP

Referências

AGUERRONDO, Inês. Formulación de política y planeamiento estratégico en educación. Buenos Aires: Unesco, 2000.

BRASLAVSKY, Cecilia; COSSE, Gustavo. Las actuales reformas educativas en América Latina: quatro actores, três logicas y ocho tensiones. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio em Educación, Buenos Aires, v. 4, n. 2, 2006.

GENTILINI, João Augusto. Tendências do planejamento educacional: aspectos teóricos e metodológicos. In: GENTILINI, João Augusto. (Org.). Planejamento, política e gestão. [S.l.]: Cultura Acadêmica, 2002.

MATUS, Carlos. O líder sem estado maior. São Paulo: Fundap, 2000.

MATUS, Carlos. Adeus, senhor presidente: governantes e governados. São Paulo: Fundap, 1996a.

MATUS, Carlos. Chimpanzé, Maquiavel e Gandhi: estratégias políticas. São Paulo: Fundap, 1996b.

MATUS, Carlos. Política, planejamento & governo. v. 1. Brasília, DF: Ipea, 1993.

MATUS, Carlos. Planificacion y gobierno. Revista de la Cepal, Santiago, Chile, n. 31, 1987.

Downloads

Publicado

30-09-2014

Como Citar

Gentilini, J. A. (2014). Atores, cenários e planos: o planejamento estratégico situacional e a educação. Cadernos De Pesquisa, 44(153), 580–601. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2954

Edição

Seção

Tema em Destaque

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)