Atores, cenários e planos: o planejamento estratégico situacional e a educação
Palavras-chave:
Planejamento estratégico situacional, Governabilidade, Planejamento da educaçãoResumo
Este texto aborda o modelo de planejamento vigente na américa latina, inspirado no pensamento nacional-desenvolvimentista, tendo o estado como ator principal do desenvolvimento econômico. examina a influência desse modelo sobre o planejamento das áreas sociais, inclusive da área educacional e os fatores que levaram ao seu esgotamento. as críticas surgidas aos postulados fundamentais do planejamento tradicional de natureza econômica no final da década de 1970 e pós-crise dos anos de 1980 e a busca de propostas alternativas de planejamento também são explicitadas, assim como a proposição do planejamento estratégico situacional (método pes), do intelectual e economista CarlosMmatus, abrangendo seus principais conceitos operacionais e sua adequabilidade ao programa da área social e educacional.
Downloads
Referências
AGUERRONDO, Inês. Formulación de política y planeamiento estratégico en educación. Buenos Aires: Unesco, 2000.
BRASLAVSKY, Cecilia; COSSE, Gustavo. Las actuales reformas educativas en América Latina: quatro actores, três logicas y ocho tensiones. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio em Educación, Buenos Aires, v. 4, n. 2, 2006.
GENTILINI, João Augusto. Tendências do planejamento educacional: aspectos teóricos e metodológicos. In: GENTILINI, João Augusto. (Org.). Planejamento, política e gestão. [S.l.]: Cultura Acadêmica, 2002.
MATUS, Carlos. O líder sem estado maior. São Paulo: Fundap, 2000.
MATUS, Carlos. Adeus, senhor presidente: governantes e governados. São Paulo: Fundap, 1996a.
MATUS, Carlos. Chimpanzé, Maquiavel e Gandhi: estratégias políticas. São Paulo: Fundap, 1996b.
MATUS, Carlos. Política, planejamento & governo. v. 1. Brasília, DF: Ipea, 1993.
MATUS, Carlos. Planificacion y gobierno. Revista de la Cepal, Santiago, Chile, n. 31, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).