Atores, cenários e planos: o planejamento estratégico situacional e a educação

Auteurs-es

  • João Augusto Gentilini Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil

Mots-clés :

Planejamento estratégico situacional, Governabilidade, Planejamento da educação

Résumé

Este texto aborda o modelo de planejamento vigente na américa latina, inspirado no pensamento nacional-desenvolvimentista, tendo o estado como ator principal do desenvolvimento econômico. examina a influência desse modelo sobre o planejamento das áreas sociais, inclusive da área educacional e os fatores que levaram ao seu esgotamento. as críticas surgidas aos postulados fundamentais do planejamento tradicional de natureza econômica no final da década de 1970 e pós-crise dos anos de 1980 e a busca de propostas alternativas de planejamento também são explicitadas, assim como a proposição do planejamento estratégico situacional (método pes), do intelectual e economista CarlosMmatus, abrangendo seus principais conceitos operacionais e sua adequabilidade ao programa da área social e educacional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

João Augusto Gentilini, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Araraquara, São Paulo, Brasil

Professor Doutor em Educação. Departamento Ciências da Educação. Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara - UNESP

Références

AGUERRONDO, Inês. Formulación de política y planeamiento estratégico en educación. Buenos Aires: Unesco, 2000.

BRASLAVSKY, Cecilia; COSSE, Gustavo. Las actuales reformas educativas en América Latina: quatro actores, três logicas y ocho tensiones. Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio em Educación, Buenos Aires, v. 4, n. 2, 2006.

GENTILINI, João Augusto. Tendências do planejamento educacional: aspectos teóricos e metodológicos. In: GENTILINI, João Augusto. (Org.). Planejamento, política e gestão. [S.l.]: Cultura Acadêmica, 2002.

MATUS, Carlos. O líder sem estado maior. São Paulo: Fundap, 2000.

MATUS, Carlos. Adeus, senhor presidente: governantes e governados. São Paulo: Fundap, 1996a.

MATUS, Carlos. Chimpanzé, Maquiavel e Gandhi: estratégias políticas. São Paulo: Fundap, 1996b.

MATUS, Carlos. Política, planejamento & governo. v. 1. Brasília, DF: Ipea, 1993.

MATUS, Carlos. Planificacion y gobierno. Revista de la Cepal, Santiago, Chile, n. 31, 1987.

Téléchargements

Publié-e

2014-09-30

Comment citer

Gentilini, J. A. (2014). Atores, cenários e planos: o planejamento estratégico situacional e a educação. Cadernos De Pesquisa, 44(153), 580–601. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/2954

Numéro

Rubrique

Tema em Destaque