Uma década da Prova Brasil: evolução do desempenho e da aprovação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6298

Palavras-chave:

Qualidade da Educação, Prova Brasil, Aprendizagem, Rendimento do Aluno

Resumo

O artigo analisa os dados originados pela aplicação da Prova Brasil, a fim de responder duas perguntas: no período de dez anos, houve avanços na qualidade da educação em termos de aprendizado e aprovação no ensino fundamental 1 e 2? Quem são os alunos que melhoraram (ou não), segundo recortes territoriais e características sociais? São apresentadas estatísticas descritivas dos níveis de proficiência e da autodeclaração sobre a reprovação dos alunos do 5º e 9º anos de 2007 a 2017. Os resultados mostram uma melhora contínua dos dois indicadores de qualidade em todas as regiões e grupos sociais. Porém, pelos critérios adotados, as diferenças entre os grupos sociais e regiões do país são importantes para entender os entraves no avanço global do aprendizado e na redução da reprovação.

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Biografia do Autor

Maria Teresa Gonzaga Alves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte-MG, Brasil

Professora adjunta do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação (DECAE), da UFMG. Líder do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (NUPEDE)

Maria Eugénia Ferrão, Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, Portugal

Departamento de Matemática; Faculdade de Ciências (UBI) e Centro de Matemática Aplicada à Previsão e Decisão Económica. Lisboa, Portugal.

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Publicado

20-12-2019

Como Citar

Alves, M. T. G., & Ferrão, M. E. (2019). Uma década da Prova Brasil: evolução do desempenho e da aprovação. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(75), 688–720. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.6298

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