A política paulistana de EJA: territórios e desigualdades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5734

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Desigualdades Socioeducacionais, Políticas Públicas em Educação, Política Municipal de Educação

Resumo

O artigo realiza um diagnóstico dos níveis de alfabetização e escolaridade da população jovem e adulta paulistana, analisa a evolução da cobertura escolar nessa modalidade educativa e faz recomendações para a política educacional do município de São Paulo. Por meio de levantamento de dados referentes às matrículas, evasão e desempenho dos estudantes jovens e adultos na rede municipal no período de 2014 a 2016, além dos dados sobre analfabetismo na cidade, verifica-se que pequena parte da demanda é atendida. Embora exista uma positiva diversidade de formas de atendimento, há grande concentração em um único modelo, o que faz com que não se consiga, efetivamente, atrair a diversidade de sujeitos presentes nas diferentes regiões da cidade.

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Biografia do Autor

Roberto Catelli Jr., Ação Educativa, São Paulo-SP, Brasil

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e mestrado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1993). Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2016). É coordenador do Programa Educação de Jovens e Adultos da Ação Educativa e professor da Faculdade Sesi de Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: EJA, políticas públicas de educação, avaliação educacional e ensino de História.

Maria Clara Di Pierro, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil

Graduada em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1980), é Mestre (1995) e Doutora (1999) em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desde 2005 é professora doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, atuando na Graduação e na Pós Graduação. Em 2011-2012 realizou estágio pós doutoral no Teachers College, Columbia University. É membro do Grupo de Pesquisa "Juventude e práticas educativas em Educação de Jovens e Adultos" (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6688843006036154), atuando na Linha de Pesquisa "Educação de Jovens e Adultos", principalmente nos seguintes temas: alfabetização e educação de jovens e adultos, políticas educacionais, educação do campo, educação popular. 

Eduardo Donizeti Girotto, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo-SP, Brasil

Possui Bacharelado e Licenciatura em Geografia (2005), Mestrado (2009) e Doutorado (2014) em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Foi professor de ensino fundamental II e médio da Prefeitura Municipal de São Paulo, Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul e Professor do Colegiado de Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no campus de Francisco Beltrão, atuando como Líder do Grupo de Pesquisa de Ensino de Geografia (GPEG) da mesma Universidade, Coordenador Geral do NUFOPE (Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino) e Grupo PIBID de Geografia da UNIOESTE, Francisco Beltrão. Atualmente é professor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo, na área de Estágio Supervisionado e Ensino de Geografia.

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Publicado

02-10-2019

Como Citar

Catelli Jr., R., Di Pierro, M. C., & Girotto, E. D. (2019). A política paulistana de EJA: territórios e desigualdades. Estudos Em Avaliação Educacional, 30(74), 454–484. https://doi.org/10.18222/eae.v30i74.5734

Edição

Seção

Artigos