Avaliação educacional: concepções e embates teóricos

Autores

  • Assis Leão da Silva Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Recife-PE, Brasil
  • Alfredo Macedo Gomes Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife-PE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v29i71.5048

Palavras-chave:

Concepções de Avaliação, Tendências de Avaliação, Políticas de Avaliação, Avaliação Educacional

Resumo

O artigo objetiva realizar uma discussão teórica ao revisitar, sistematizar e refletir a respeito de distintas concepções de avaliação e de suas tendências no campo da avaliação educacional. A construção histórica dessas concepções de avaliação sinaliza, em suas origens, determinadas demandas que alteram a ênfase da avaliação educacional em cada momento do campo da avaliação educacional. Destaca-se que, no contexto atual, a compreensão a respeito da avaliação educacional está associada ao hibridismo de distintas concepções de avaliação. Esse hibridismo, materializado nas políticas de avaliação, tem posto em evidência um momento de transição nas tendências das concepções de avaliação, com avanços e recuos importantes no alcance, objetos e lógica da avaliação educacional, ao combinar harmonização ou conflitos das/entre concepções de avaliação.

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Biografia do Autor

Assis Leão da Silva, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Recife-PE, Brasil

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco/IFPE. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco

Alfredo Macedo Gomes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife-PE, Brasil

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e Doutorado em Educação (PhD) pela University of Bristol (2000). Realizou estágio pós-doutoral junto ao Centre for Globalization, Societies and Education, University of Bristol, UK (2010-2011). É professor associado do Departamento de Fundamentos Sócio-filosóficos da Educação e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (2011-2013).Tem formação e experiência de pesquisa na área de políticas da educação superior, com ênfase nos processos de formulação, implementação e avaliação de políticas, projetos e programas, a partir de perspectiva de crítica, com foco nos temas: globalização, regionalização, políticas de educação superior, Estado, classes sociais e sociedade. A pesquisa atual busca contribuir para o entendimento dos processos de globalização e regionalização da educação superior na América Latina, assim como o desenvolvimento teórico-conceitual sobre políticas educacionais e crescimento da educação superior. Integra a Linha de Pesquisa Política Educacional, Planejamento e Gestão da Educação. É coordenador/líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas, Educação e Sociedade (LAPPES) e coordenador da Rede de Cooperação Acadêmico-científica de Educação Superior (REDECAES) no âmbito de projeto integrado (PROCAD-CAPES) com o PPGE/UFG.

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Publicado

31-08-2018

Como Citar

Silva, A. L. da, & Gomes, A. M. (2018). Avaliação educacional: concepções e embates teóricos. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(71), 350–384. https://doi.org/10.18222/eae.v29i71.5048

Edição

Seção

Artigos