Avaliação no contexto do Laboratório Latino-Americano de Avaliação da Qualidade da Educação

Autores

  • Sueli Ribeiro Comar Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Francisco Beltrão, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4752

Palavras-chave:

Avaliação em Larga Escala, Qualidade da Educação, Equidade, LLECE.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a concepção de avaliação adotada pelo Laboratório Latino-Americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE), órgão ligado à Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A metodologia se constitui na interpretação dos documentos resultantes das atividades do Laboratório. Com o intuito de organizar a discussão, quatro tópicos são apresentados. Inicialmente, breves considerações sobre o histórico e a organização do LLECE. Na sequência, apontamentos referentes ao Primeiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (1997), as atividades do Segundo Estudo Regional Comparativo e Explicativo (2007) e, por fim, a síntese do Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo (2014). Como resultado, sinalizou-se que a avaliação em larga escala, no Brasil, converge com as orientações do LLECE nas últimas décadas. Constata-se a consolidação de um perfil meritocrata e gerencial para as práticas avaliativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Ribeiro Comar, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Francisco Beltrão, Paraná, Brasil

Doutora em Educação (Universidade Federal de Pelotas).Professora Adjunta do Centro de Ciências Humanas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Referências

AFONSO, A. J. Reforma do estado e políticas educacionais: entre a crise do estado-nação e a emergência da regulação supranacional. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 22, n. 75, p. 15-32, ago. 2001.

AFONSO, A. J. Questões, objetos e perspectivas em avaliação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, SP, v. 19, n. 2, p. 487-507, jul. 2014.

BRASIL. Ministério de Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Nacional PISA/2000. Brasília, DF: Inep, 2000.

BRASIL. Ministério de Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Nacional do Segundo Estudo Regional Comparativo e Explicativo (SERCE). Brasília, DF: Inep, 2007.

BRASIL. Ministério de Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo. Brasília, DF: Inep, 2013. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/pt/web/guest/estudos-regionais-comparativos-erce-llece>. Acesso em: 5 out. 2014.

BRASIL. Ministério de Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo. Brasília, DF: Inep, 2015. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/pt/web/guest/estudos-regionais-comparativos-erce-llece>. Acesso em: 10 maio 2016.

CASASSUS, J. Uma nota crítica sobre a avaliação estandardizada: a perda de qualidade e a segmentação social. Sísifo: Revista de Ciência da Educação, Lisboa, n. 9, p. 71-78, maio/ago. 2009.

DELORS, Jacques (Org). Educação: um tesouro a descobrir. 6. ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC; Unesco, 2001.

EVANGELISTA, O. O que revelam os slogans na política educacional. São Paulo: Junqueira Martins, 2014.

FONSECA, M. O Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo: evidências do caso brasileiro. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 37-69, jan. 1998.

FREITAS, L. C. Qualidade negociada: avaliação e contra-regulação na escola pública. Revista Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 26, n. 92, p. 911-933, out. 2005.

FREITAS, L. C. Base nacional (mercadológica) comum. 2015. Avaliação Educacional– Blog do Freitas, Campinas, SP, 20 jul. 2015. Disponível em: <https://avaliacaoeducacional.com/2015/07/20/base-nacional- mercadologica-comum/>. Acesso em: 02 dez. 2015.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Declaração Mundial sobre Educação Para Todos. In: CONFERÊNCIA DE JOMTIEN. Jomtien: Unesco, 1990. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2012.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Promedlac. Declaración do Chile. 1993. Disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2010.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Educação de Qualidade: um assunto de Direitos Humanos. 1998. Disponível em: . Acesso em: 4 jul. 2014.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Primer Estudio Internacional Comparativo sobre lenguaje, matematica y factores asociados, para alumnos del tercer y cuarto grado de la educación básica. Santiago de Chile: Unesco, 2001.

SOUZA, Sandra Zákia. Concepções de qualidade da educação básica forjadas por meio de avaliações em larga escala. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, p. 407-420, jul. 2014.

Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ avaliação>. Acesso em: 12 mar. 2015.

Downloads

Publicado

21-05-2021

Como Citar

Comar, S. R. (2021). Avaliação no contexto do Laboratório Latino-Americano de Avaliação da Qualidade da Educação. Estudos Em Avaliação Educacional, 28(68), 572–598. https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4752

Edição

Seção

Artigos