Um novo modelo de EJA para o ensino médio no Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v29i71.4707

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Proficiência, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj)

Resumo

O presente artigo analisa os resultados de uma modalidade de ensino voltada para alunos que, na idade oportuna, não puderam cursar a educação básica. Hoje a Educação de Jovens e Adultos (EJA) atende, inclusive, o ensino médio. A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), até 2013, ofertava o ensino médio na modalidade EJA em três fases semestrais e, somente a partir desse mesmo ano, tendo observado os desempenhos insuficientes da fase III no Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), foi introduzida na rede de ensino uma nova proposta de oferta de EJA em quatro módulos, também semestrais. Este artigo analisa os resultados do Saerj mensurando o quanto esse novo desenho de EJA, em seu primeiro ciclo, do módulo I ao módulo IV, foi capaz de elevar a proficiência média em Língua Portuguesa e Matemática, estimada para os concluintes do módulo IV, em relação à proficiência média dos concluintes da fase III, estimada em anos anteriores a 2014.

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Biografia do Autor

Ângelo Damaceno Hottz, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015), possui graduação em Matemática pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2005) e especialização em Estatística com Ênfase em Pesquisa de Mercado (2010) pela mesma instituição. Atualmente é Professor Docente I do quadro permanente da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro atuando como Coordenador de Logística das Avaliações Educacionais na Superintendência Pedagógica. Tem experiência na área de Matemática, Física e Estatística.

Clécio da Silva Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora-MG, Brasil

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (2000), mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Estatística pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente, é professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, sendo membro permanente do corpo docente do programa de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: estimação não-paramétrica de curvas, h-splines, análise de diagnóstico, modelos assimétricos e modelos mistos. Em 2015, passou a ser docente permanente do Programa de Mestrado Acadêmico em Matemática da UFJF, área de concentração 'Matemática Aplicada'.

Leonardo Ostwald Vilardi, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro-RJ; Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora-MG, Brasil

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009) e mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC-Rio e atua como Analista de Formação em EaD no CAEd/UFJF.

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Publicado

31-08-2018

Como Citar

Hottz, Ângelo D., Ferreira, C. da S., & Vilardi, L. O. (2018). Um novo modelo de EJA para o ensino médio no Rio de Janeiro. Estudos Em Avaliação Educacional, 29(71), 554–582. https://doi.org/10.18222/eae.v29i71.4707

Edição

Seção

Artigos