Pais professores homens e o acompanhamento da vida escolar dos filhos

Autores

Palavras-chave:

Pais Professores, Práticas Educativas, Filhos, Escolarização

Resumo

O artigo discute as práticas educativas desenvolvidas na escolarização dos fi lhos por dez pais professores homens, residentes em cinco cidades do estado de Minas Gerais. Primeiramente, realizamos um levantamento na Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, objetivando identifi car o número de professores/as em atuação na educação básica e, posteriormente, procedemos à escolha dos sujeitos. Em seguida, aplicamos um questionário aos pais professores para traçar o perfi l sociológico, profi ssional e educacional e entrevistas semiestruturadas que tiveram como foco as dinâmicas e práticas educativas familiares. Os resultados indicam que os pais professores homens, com uma carga horária de trabalho docente extensa, monitoram a vida escolar dos fi lhos, sem, no entanto, exercer forte regulação e controle das atividades escolares e extraescolares, e se mantêm, muitas vezes, nos bastidores do processo de acompanhamento familiar da escolarização.

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Biografia do Autor

Rosilane Katia de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Ouro Preto (MG), Brasil

Possui graduação em Pedagogia(2015) e MESTRADO EM EDUCAÇÃO(2018) pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente, trabalha como professora, lecionando para turma dos anos iniciais (2º ano) em escola pública.

Marlice de Oliveira e Nogueira, Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Ouro Preto (MG), Brasil

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Itaúna (1988), MESTRADO EM EDUCAÇÃO pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004) e DOUTORADO EM EDUCAÇÃO pela FAE-UFMG (2011). Desenvolve pesquisas na área de Educação, no campo da Sociologia da Educação com ênfase em sociologia das desigualdades sociais/escolares e sociologia da relação família-escola. Desde novembro de 2012 é professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto.

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Publicado

31-12-2019

Como Citar

de Oliveira, R. K., & e Nogueira, M. de O. (2019). Pais professores homens e o acompanhamento da vida escolar dos filhos. Cadernos De Pesquisa, 49(174), 182–203. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6641

Edição

Seção

Artigos