Educação, tecnologia e indústria criativa: um estudo de caso do Wattpad

Autores

  • Patrícia Margarida Farias Coelho Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), São Bernardo do Campo (SP); Universidade Ibirapuera (Unib), São Paulo (SP), Brasil http://orcid.org/0000-0002-1662-1173
  • Marcos Rogério Martins Costa Faculdade Unificada do Estado de São Paulo (Fauesp), Mauá (SP); Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), São Paulo (SP), Brasil http://orcid.org/0000-0002-4627-9989
  • Rodrigo Otávio dos Santos Centro Universitário Internacional (Uninter), Curitiba (PR), Brasil http://orcid.org/0000-0001-5050-1637

Palavras-chave:

Educação, Leitura, Texto, Tecnologia

Resumo

Observando o aumento dos softwares na área da educação, este artigo investiga a utilização do aplicativo Wattpad, lançado em 2006, nas aulas de língua portuguesa do ensino médio como uma ferramenta educativa para leitura e produção de textos. Neste estudo, dois objetivos são investigados, a saber: a) apresentar as principais características da usabilidade do Wattpad; e b) propor possíveis ações de implementação do aplicativo como instrumento didático-pedagógico no ensino médio. Para tanto, apresentamos um estudo de caso no qual avaliamos as primeiras e as últimas produções escritas na plataforma Wattpad de 22 jovens de 15 a 17 anos, estudantes de uma mesma sala de 1ª série do ensino médio da rede pública do estado de São Paulo.

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Biografia do Autor

Patrícia Margarida Farias Coelho, Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), São Bernardo do Campo (SP); Universidade Ibirapuera (Unib), São Paulo (SP), Brasil

Formada em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista, com Especialização em Didática da Língua Portuguesa. Formada em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Mestrado em Letras pela Universidade Mackenzie e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutorado (i) pelo Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Inteligência e Design Digital pela PUC-SP (Grande área: Ciências Sociais Aplicadas), (ii) Universitat Autonoma de Barcelona, UAB, Espanha (Grande área: Ciências Sociais Aplicadas); (iii) Universidad de Murcia, UM, Espanha (Grande área: Ciências Sociais Aplicadas) e (iv) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.  (Grande área: Educação). Entre 2016 e 2017 foi Coordenadora de Relações Internacionais da Universidade Santo Amaro (Unisa). Atualmente é Professora Titular no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e professora Permanente do Mestrado em Educação, Subjetividade e Psicanálise da Universidade Ibirapuera (UNIB).

Marcos Rogério Martins Costa, Faculdade Unificada do Estado de São Paulo (Fauesp), Mauá (SP); Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), São Paulo (SP), Brasil

Doutor e Mestre em Letras pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística geral da FFLCH-USP; Graduação em Letras (bacharelado e licenciatura), nas habilitações de Português e Linguística pela Universidade de São Paulo. Professor efetivo na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos Semióticos da USP - GES-USP, desde 2009, e do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo - GEL, desde 2010. Possui experiência em Língua Portuguesa, Linguística Geral, Semiótica, Análise do Discurso (AD-Francesa) e Estudos do Círculo de Bakhtin. Suas outras áreas de interesse são Ciências da Linguagem, Modelos de Ensino e Aprendizagem e Novas Mídias. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4627-9989

Rodrigo Otávio dos Santos, Centro Universitário Internacional (Uninter), Curitiba (PR), Brasil

Doutor em História pela UFPR, inserido na linha Cultura e Poder; Mestre em Tecnologia pela UTFPR, inserido na linha de pesquisa Tecnologia e Interação; Pós-graduado em Comunicacão Social e Novas Tecnologias; e formado em História pela UFPR. Todas as pesquisas versando sobre comunicação, educação, internet e História em Quadrinhos. Professor do Programa de Mestrado em Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) do Centro Universitário Uninter, com tema de pesquisa focado em Indústria Cultural, tecnologias educacionais e formação docente; Professor do curso de Direito no Centro Universitário Uninter. Coordenador da pós-graduação em História em Quadrinhos, Ilustração, Publicidade e Cinema nas Faculdades Opet. ; Professor das cadeiras de História das Histórias em Quadrinhos e Teoria dos Quadrinhos. Co-fundador do Instituto Faber-Ludens de Design de Interação.

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Publicado

09-10-2019

Como Citar

Coelho, P. M. F., Costa, M. R. M., & Santos, R. O. dos. (2019). Educação, tecnologia e indústria criativa: um estudo de caso do Wattpad. Cadernos De Pesquisa, 49(173), 156–182. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6172

Edição

Seção

Artigos