Education, technology and creative industry: a case study of Wattpad

Authors

Keywords:

Education, Reading, Text, Technology

Abstract

This article investigates the use of Wattpad application, launched in 2006, in upper secondary Portuguese language classes as an educational tool for reading and writing texts. This study has two objectives: (i) to present the main usability characteristics of Wattpad and (ii) to propose possible implementation actions of the application as a didactic-pedagogical tool in upper secondary education. To this end, we present a case study in which we assessed the first and the latest written productions on Wattpad platform of 22 sutdents aged 15 to 17 years, attending the 1st year of upper secondary education in the same classroom of São Paulo state education system.

 

 

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Author Biographies

Patrícia Margarida Farias Coelho, Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), São Bernardo do Campo (SP); Universidade Ibirapuera (Unib), São Paulo (SP), Brasil

Formada em Letras (Português/Inglês) pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista, com Especialização em Didática da Língua Portuguesa. Formada em Pedagogia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Mestrado em Letras pela Universidade Mackenzie e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutorado (i) pelo Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Inteligência e Design Digital pela PUC-SP (Grande área: Ciências Sociais Aplicadas), (ii) Universitat Autonoma de Barcelona, UAB, Espanha (Grande área: Ciências Sociais Aplicadas); (iii) Universidad de Murcia, UM, Espanha (Grande área: Ciências Sociais Aplicadas) e (iv) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.  (Grande área: Educação). Entre 2016 e 2017 foi Coordenadora de Relações Internacionais da Universidade Santo Amaro (Unisa). Atualmente é Professora Titular no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e professora Permanente do Mestrado em Educação, Subjetividade e Psicanálise da Universidade Ibirapuera (UNIB).

Marcos Rogério Martins Costa, Faculdade Unificada do Estado de São Paulo (Fauesp), Mauá (SP); Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP), São Paulo (SP), Brasil

Doutor e Mestre em Letras pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística geral da FFLCH-USP; Graduação em Letras (bacharelado e licenciatura), nas habilitações de Português e Linguística pela Universidade de São Paulo. Professor efetivo na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos Semióticos da USP - GES-USP, desde 2009, e do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo - GEL, desde 2010. Possui experiência em Língua Portuguesa, Linguística Geral, Semiótica, Análise do Discurso (AD-Francesa) e Estudos do Círculo de Bakhtin. Suas outras áreas de interesse são Ciências da Linguagem, Modelos de Ensino e Aprendizagem e Novas Mídias. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4627-9989

Rodrigo Otávio dos Santos, Centro Universitário Internacional (Uninter), Curitiba (PR), Brasil

Doutor em História pela UFPR, inserido na linha Cultura e Poder; Mestre em Tecnologia pela UTFPR, inserido na linha de pesquisa Tecnologia e Interação; Pós-graduado em Comunicacão Social e Novas Tecnologias; e formado em História pela UFPR. Todas as pesquisas versando sobre comunicação, educação, internet e História em Quadrinhos. Professor do Programa de Mestrado em Educação e Novas Tecnologias (PPGENT) do Centro Universitário Uninter, com tema de pesquisa focado em Indústria Cultural, tecnologias educacionais e formação docente; Professor do curso de Direito no Centro Universitário Uninter. Coordenador da pós-graduação em História em Quadrinhos, Ilustração, Publicidade e Cinema nas Faculdades Opet. ; Professor das cadeiras de História das Histórias em Quadrinhos e Teoria dos Quadrinhos. Co-fundador do Instituto Faber-Ludens de Design de Interação.

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Published

2019-10-09

How to Cite

Coelho, P. M. F., Costa, M. R. M., & Santos, R. O. dos. (2019). Education, technology and creative industry: a case study of Wattpad. Cadernos De Pesquisa, 49(173), 156–182. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6172

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