A nova face da docência: uma proposta de revisão do Censo da Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v32.8282

Palavras-chave:

Educação a Distância , Censo da Educação Superior , Avaliação da Qualidade da Educação, Tutor

Resumo

Mediante a expansão da educação terciária, especialmente da modalidade a distância, e com base no debate sobre a desagregação profissional, a pesquisa oferece uma proposta de aprimoramento do Censo da Educação Superior. Discute o estado da arte das informações sobre os docentes por meio dos instrumentos de avaliação do Ministério da Educação e apresenta hipóteses para a invisibilidade dos tutores no Censo. Os resultados indicam poucas informações sobre as condições de atuação docente, especialmente para os tutores, profissionais que exercem a função de mediação no processo de ensino e aprendizagem e que constituem a principal força profissional na educação a distância. Conclui que o maior detalhamento sobre o trabalho docente é um passo essencial para a qualidade da educação superior.

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Publicado

08-11-2021

Como Citar

Vargas, H. M., & Zuccarelli, C. (2021). A nova face da docência: uma proposta de revisão do Censo da Educação Superior. Estudos Em Avaliação Educacional, 32, e08282. https://doi.org/10.18222/eae.v32.8282

Edição

Seção

Seção Temática: Educação em Tempos de Pandemia