Defasagem idade-série e letramento científico no Pisa

Autores

  • Andriele Ferreira Muri Leite Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Rolim de Moura-RO, Brasil http://orcid.org/0000-0002-8612-2396
  • Alicia Maria Catalano de Bonamino Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro-RJ, Brasil http://orcid.org/0000-0001-8778-5362

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7103

Palavras-chave:

Pisa, Brasil, Letramento Científico, Defasagem Idade-série.

Resumo

O artigo analisa a preparação científica de estudantes brasileiros participantes do Pisa (Programme for International Student Assessment – em português Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes), considerando a defasagem idade-série. Foram realizadas uma análise exploratória dos resultados e uma regressão linear para investigar o efeito da variável repetência sobre o desempenho em ciências dos estudantes brasileiros. O estudo mostra que: os estudantes brasileiros estão em desvantagem em relação aos estudantes dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); a maioria dos estudantes brasileiros não é capaz de realizar as tarefas mais simples estabelecidas pelo Pisa; a diferença entre estudantes brasileiros defasados e estudantes da OCDE alcança 150 pontos em algumas competências; apenas os estudantes brasileiros das séries finais do ensino médio atingem os níveis esperados pelo Pisa.Palavras-chave: Pisa, Brasil, Letramento Científico, Defasagem Idade-série. Distorsión de grado y edad y la competencia científica en PisaEl artículo analiza la preparación científica de los estudiantes brasileños que participan en el PISA (Programme for International Student Assessment – en español, Programa Internacional de Evaluación de Estudiantes), teniendo en cuenta la distorsión de grado y edad. Se realizó un análisis exploratorio de los resultados y una regresión lineal para investigar el efecto de la variable de repetición en el rendimiento en ciencias de los estudiantes brasileños. El estudio muestra que: los estudiantes brasileños están en desventaja en comparación con los estudiantes de los países de la Organización para Cooperación y Desarrollo Económico (OCDE); la mayoría de los estudiantes brasileños no puede realizar las tareas más simples establecidas por el PISA; la diferencia entre estudiantes brasileños que presentan distorsión de grado y edad y estudiantes de la OCDE alcanza a 150 puntos en algunas competencias; solo los estudiantes brasileños en los años finales de la escuela secundaria alcanzan los niveles esperados por el PISA.Palabras clave: Pisa, Brasil, Competencia Científica, Distorsión de Grado y Edad. Age-grade distortion and scientific literacy in PisaThe article analyzes the scientific preparation of Brazilian students participating in PISA (Programme for International Student Assessment), taking into account the age-grade distortion. An exploratory analysis of the results and a linear regression were carried out to investigate the effect of the grade repetition variable on Brazilian students’ performance in Science. The study shows that: Brazilian students are at a disadvantage compared to students from Organization for Economic Cooperation and Development (OECD) countries; the majority of Brazilian students are not able to perform the simplest tasks defined by PISA; the difference between Brazilian over-age students and OECD students reaches 150 points in some competencies; only Brazilian students in the final grades of secondary education reach the levels expected by PISA.Keywords: Pisa, Brazil, Scientific Literacy, Age-grade Distortion.

Biografia do Autor

Andriele Ferreira Muri Leite, Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Rolim de Moura-RO, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Educação do Campo da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Estagiária de pós-doutorado da Faculdade de Educação da Universidade de Montreal.

Alicia Maria Catalano de Bonamino, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

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Publicado

31-10-2020

Edição

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Artigos