Defasagem idade-série e letramento científico no Pisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7103

Palavras-chave:

Pisa, Brasil, Letramento Científico, Defasagem Idade-série.

Resumo

O artigo analisa a preparação científica de estudantes brasileiros participantes do Pisa (Programme for International Student Assessment – em português Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes), considerando a defasagem idade-série. Foram realizadas uma análise exploratória dos resultados e uma regressão linear para investigar o efeito da variável repetência sobre o desempenho em ciências dos estudantes brasileiros. O estudo mostra que: os estudantes brasileiros estão em desvantagem em relação aos estudantes dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); a maioria dos estudantes brasileiros não é capaz de realizar as tarefas mais simples estabelecidas pelo Pisa; a diferença entre estudantes brasileiros defasados e estudantes da OCDE alcança 150 pontos em algumas competências; apenas os estudantes brasileiros das séries finais do ensino médio atingem os níveis esperados pelo Pisa.

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Biografia do Autor

Andriele Ferreira Muri Leite, Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Rolim de Moura-RO, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Educação do Campo da Fundação Universidade Federal de Rondônia. Estagiária de pós-doutorado da Faculdade de Educação da Universidade de Montreal.

Alicia Maria Catalano de Bonamino, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

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Publicado

05-11-2020

Como Citar

Leite, A. F. M., & Bonamino, A. M. C. de. (2020). Defasagem idade-série e letramento científico no Pisa. Estudos Em Avaliação Educacional, 31(77), 393–420. https://doi.org/10.18222/eae.v31i77.7103

Edição

Seção

Artigos