Um novo modelo de EJA para o ensino médio no Rio de Janeiro

Autores

  • Ângelo Damaceno Hottz Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, Brasil http://orcid.org/0000-0001-9290-8144
  • Clécio da Silva Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora-MG, Brasil http://orcid.org/0000-0002-7820-1350
  • Leonardo Ostwald Vilardi Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro-RJ; Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora-MG, Brasil http://orcid.org/0000-0003-1098-0551

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v29i71.4707

Palavras-chave:

Avaliação da Educação, Proficiência, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj)

Resumo

O presente artigo analisa os resultados de uma modalidade de ensino voltada para alunos que, na idade oportuna, não puderam cursar a educação básica. Hoje a Educação de Jovens e Adultos (EJA) atende, inclusive, o ensino médio. A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), até 2013, ofertava o ensino médio na modalidade EJA em três fases semestrais e, somente a partir desse mesmo ano, tendo observado os desempenhos insuficientes da fase III no Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), foi introduzida na rede de ensino uma nova proposta de oferta de EJA em quatro módulos, também semestrais. Este artigo analisa os resultados do Saerj mensurando o quanto esse novo desenho de EJA, em seu primeiro ciclo, do módulo I ao módulo IV, foi capaz de elevar a proficiência média em Língua Portuguesa e Matemática, estimada para os concluintes do módulo IV, em relação à proficiência média dos concluintes da fase III, estimada em anos anteriores a 2014. Palavras-chave: Avaliação da Educação, Proficiência, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj). Un nuevo modelo de EJA para la educación media en Rio de JaneiroEl presente artículo analiza los resultados de una modalidad de enseñanza destinada a alumnos que, en la edad oportuna, no pudieron frecuentar la educación básica. En la actualidad la Educação de Jovens e Adultos (EJA) atiende incluso la educación media. Hasta el 2013, la Secretaría de Estado de Educación de Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), ofertaba la educación media en la modalidad EJA en tres fases semestrales y tan solo desde este mismo año, habiendo observado los desempeños insuficientes de la fase III en el Sistema de Evaluación de la Educación del Estado de Rio de Janeiro (Saerj), se introdujo en la red de enseñanza una nueva propuesta de oferta de EJA en cuatro módulos, también semestrales. Este artículo analiza los resultados de Saerj al medir cuánto este nuevo diseño de EJA, en su primer ciclo, del módulo I al IV, fue capaz de elevar la competencia media en Idioma Portugués y Matemáticas, estimada para los concluyentes del módulo IV, en relación a la competencia media de los concluyentes de la fase III, estimadas en años anteriores al 2014.Palabras clave: Evaluación de la Educación, Competencia, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj). A new model of EJA for high school in Rio de JaneiroThe present article analyzes the results of a teaching modality directed at students who, at the appropriate age, could not attend Basic Education. Today, Educação de Jovens e Adultos (EJA [Youth and Adult Education]) also includes High School. The State Department of Education of Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), until 2013, provided High School YAE in three-semester phases. In that same year, by analyzing the inadequate performance of phase III in the State Education Assessment System in Rio de Janeiro (Saerj), a new YAE proposal was introduced into the Education System in four biannual modules. The present article offers a analysis of the Saerj results by measuring how much this new YAE design, in its first cycle from modules I to IV, raised the average proficiency in the Portuguese Language and Mathematics estimated for the graduates of module IV, in relation to the average proficiency of the graduates of phase III, estimated in the years prior to 2014.Keywords: Education Evaluation, Proficiency, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj).

Biografia do Autor

Ângelo Damaceno Hottz, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro-RJ, Brasil

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2015), possui graduação em Matemática pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2005) e especialização em Estatística com Ênfase em Pesquisa de Mercado (2010) pela mesma instituição. Atualmente é Professor Docente I do quadro permanente da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro atuando como Coordenador de Logística das Avaliações Educacionais na Superintendência Pedagógica. Tem experiência na área de Matemática, Física e Estatística.

Clécio da Silva Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora-MG, Brasil

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (2000), mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e doutorado em Estatística pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente, é professor da Universidade Federal de Juiz de Fora, sendo membro permanente do corpo docente do programa de Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Estatística, atuando principalmente nos seguintes temas: estimação não-paramétrica de curvas, h-splines, análise de diagnóstico, modelos assimétricos e modelos mistos. Em 2015, passou a ser docente permanente do Programa de Mestrado Acadêmico em Matemática da UFJF, área de concentração 'Matemática Aplicada'.

Leonardo Ostwald Vilardi, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro-RJ; Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora-MG, Brasil

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2009) e mestrado em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito (PPGSD) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da PUC-Rio e atua como Analista de Formação em EaD no CAEd/UFJF.

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Publicado

31-08-2018

Edição

Seção

Artigos