Funcionamento diferencial dos itens de ciências do PISA: Brasil e Japão

Autores

  • Andriele Ferreira Muri Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Tufi Machado Soares Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
  • Alicia Bonamino Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4584

Palavras-chave:

Differential Item Functioning – DIFF, Pisa, Letramento Científico, Ciências.

Resumo

O Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA) é uma avaliação comparada, aplicada a uma amostra de estudantes de 15 anos de idade. Juntamente com vários outros países, Brasil e Japão participam desde a primeira edição, em 2000. Com o objetivo de identificar fatores capazes de explicar as diferenças de resultados encontradas no Letramento em Ciências, entre alunos brasileiros e japoneses, na edição de 2006, foi utilizada a análise de DIF (Differential Item Functioning), que possibilitou extrair, dos resultados dos testes, padrões de efeitos diferenciados. Para identificar os itens que apresentaram funcionamento diferencial entre Brasil e Japão, empregou-se o modelo bayesiano integrado que, além de confirmar a ocorrência, também pode explicar o DIF. Encontramos DIF em todas as covariáveis elegidas, embora nem sempre esse comportamento diferencial tenha privilegiado um dos dois países. Há competências que discriminam mais os alunos brasileiros e áreas de aplicação dos itens ora mais fáceis para o Brasil, ora para o Japão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, Glauco. Estudo comparativo entre Brasil e Portugal, sobre diferenças nas ênfases curriculares de Matemática, a partir da análise do Funcionamento Diferencial do Item (DIF) do PISA 2003.

246f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

ANASTASI, Anne. Psychological testing. New York: MacMillan. 1988.

ANDRIOLA, Wagner. Descrição dos principais métodos para detectar o funcionamento diferencial dos itens (DIF). Psicologia: Refl e Crítica, Rio Grande do Sul, v. 14, n. 3, p. 643-652, 2001.

BARROSO, Marta; FRANCO, Creso. Avaliações educacionais: o PISA e o ensino de ciências. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 11.,2008, Curitiba. Anais... Curitiba, 2008. Disponível em: <http://www.if.ufrj.br/~marta/artigosetal/2008-epef11-PISA.pdf>. Acesso em: 27 jul. 2014.

BERBEROGLU, Giray. Differential item functioning (DIF) analysis of computation, word problem and geometry questions across gender and SES groups. Studies in Educational Evaluation, Great Britain, v. 21, n. 4, p. 439-456, 1995.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resultados nacionais – PISA 2006: Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA). Brasília, DF: Inep, 2008.

CLAUSER, Brian; MAZOR, Kathleen. Using statistical procedures to identify differential item functioning test items. Educational Measurement: Issues and Practice, Philadelphia, v. 17, n. 1, p. 31-44, 1998.

COLE, Nancy. History and development of DIF. In: HOLLAND, Paul W.; WAINER, Howard (Ed.). Differential item functioning. Hilldsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1993.

FERRER, Alejandro Tiana. Que variáveis explicam os melhores resultados nos estudos internacionais? In: AZEVEDO, Joaquim. Avaliação dos resultados escolares. Porto: ASA, 2003.

GAMERMAN, Dani; LOPES, Hedibert. Markov Chain Monte Carlo: Stochastic simulation for Bayesian inference. New York: Chapman & Hall / CRC, 2006.

GAMERMAN, Dani; SOARES, Tufi GONÇALVES, Flávio. Bayesian analysis in item response theory applied to a large-scale educational assessment. In: O’HAGAN, Anthony; WEST, Mike. The Oxford handbook of applied Bayesian analysis. New York: Oxford University, 2010. p. 624-652.

GIERL, Mark; BISANZ, Jeffrey; BISANZ, Gay; BOUGHTON, Keith. Identifying content and cognitive skills that produce gender differences in mathematics: a demonstration of the DIF analysis framework. Journal of Educational Measurement, Philadelphia, v. 40, n. 4, p. 281-306, 2003.

HAMBLETON, Ronald; SWAMINATHAN, H.; ROGERS, Jane. Fundamentals of Item Response Theory. Newburry Parks: Sage, 1991.

HOLLAND, Paul; THAYER, Dorothy. Differential item performance and the Mantel–Haenszel procedure. In: HOLLAND, Paul W.; WAINER, Howard (Ed.). Differential item functioning. Hilldsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1988. p. 129-145.

LINN, Robert; DRASGOW, Fritz. Implications of the golden rule settiemernt for test construction. In: HOLLAND, Paul W.; WAINER, Howard (Ed.). Differential item functioning. Hilldsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1993.

O’NEIL, Kathleen; McPEEK, Miles. Item and test characteristics that are associated with differential item functioning. In: HOLLAND, Paul W.; WAINER, Howard (Ed.). Differential item functioning. Hilldsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1993. p. 255-276.

PASQUALI, Luiz. Psicometria: teoria dos testes psicológicos. Brasília, DF: Prática, 2000.

SCHMITT, Alicia P.; BLEISTEIN, Carole A. Factors affecting differential item functioning for black examinees on scholastic aptitude test analogy items (ETS RR-87-23). Princeton, NJ: Educational Testing Service, 1987.

SCHMITT, Alicia; HOLLAND, Paul; DORANS, Neil. Evaluating hypotheses about differential item functioning. In: HOLLAND, Paul W.; WAINER, Howard (Ed.). Differential Item Functioning. Hilldsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1993. p. 281-316.

SOARES, Tufi Utilização da Teoria de Resposta ao Item na produção de indicadores sócio-econômicos. Pesquisa Operacional, Rio de Janeiro, v. 25, n. 1, p. 83-112, jan./abr. 2005.

SOARES, Tufi GENOVEZ, Silene; GALVÃO, Ailton. Análise do Comportamento Diferencial dos Itens de Geografi estudo da 4a série avaliada no Proeb/Simave, 2001. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 16, n. 32, p. 81-110, jul./dez. 2005.

SOARES, Tufi GONÇALVES, Flávio; GAMERMAN, Dani. Na integrated Bayesian model for DIF analysis. Journal of Educational ad Behavioral Statistics, Washington, v. 34, n. 3, p. 348-377, Sep. 2009.

SWAMINATHAN, Hariharam; ROGERS, Jane. Detecting differential item functioning using logistic regression procedures. Journal of Educational Measurement, Philadelphia, v. 27, p. 361-370, 1990.

THISSEN, David. IRTLRDIF v.2.0.b: software for the computation of the statistics involved in item response theory Likelihood-Ratio Tests for differential item functioning. 2001.

THISSEN, David; STEINBERG, Lynne; WAINER, Howard. Detection of differential item functioning using the parameters of item response models. In: HOLLAND, Paul W.; WAINER, Howard (Ed.). Differential Item Functioning. Hilldsdale, NJ: Lawrence Erlbaum, 1993. p. 67-114.

ZIMOWSKI, Michele F.; MURAKI, Eiji; MISLEVY, Robert J.; BOCK, R. Darrell. BILOG-MG: Multiple Group IRT Analysis and test maintenance for binary items. [Computer software]. Chicago: Scientifi Software International, 1996.

Downloads

Publicado

21-05-2021

Como Citar

Muri, A. F., Soares, T. M., & Bonamino, A. (2021). Funcionamento diferencial dos itens de ciências do PISA: Brasil e Japão. Estudos Em Avaliação Educacional, 28(68), 538–570. https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4584

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>