Funcionamento diferencial dos itens de ciências do PISA: Brasil e Japão

Autores

  • Andriele Ferreira Muri Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
  • Tufi Machado Soares Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil
  • Alicia Bonamino Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4584

Palavras-chave:

Differential Item Functioning – DIFF, Pisa, Letramento Científico, Ciências.

Resumo

O Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes (PISA) é uma avaliação comparada, aplicada a uma amostra de estudantes de 15 anos de idade. Juntamente com vários outros países, Brasil e Japão participam desde a primeira edição, em 2000. Com o objetivo de identificar fatores capazes de explicar as diferenças de resultados encontradas no Letramento em Ciências, entre alunos brasileiros e japoneses, na edição de 2006, foi utilizada a análise de DIF (Differential Item Functioning), que possibilitou extrair, dos resultados dos testes, padrões de efeitos diferenciados. Para identificar os itens que apresentaram funcionamento diferencial entre Brasil e Japão, empregou-se o modelo bayesiano integrado que, além de confirmar a ocorrência, também pode explicar o DIF. Encontramos DIF em todas as covariáveis elegidas, embora nem sempre esse comportamento diferencial tenha privilegiado um dos dois países. Há competências que discriminam mais os alunos brasileiros e áreas de aplicação dos itens ora mais fáceis para o Brasil, ora para o Japão.

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Publicado

21-05-2021

Como Citar

Muri, A. F., Soares, T. M., & Bonamino, A. (2021). Funcionamento diferencial dos itens de ciências do PISA: Brasil e Japão. Estudos Em Avaliação Educacional, 28(68), 538–570. https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4584

Edição

Seção

Artigos