Resultados brasileiros no PISA e seus (des)usos

Autores

  • Maria de Lourdes Haywanon Santos Araújo Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil
  • Robinson Moreira Tenório Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4553

Palavras-chave:

PISA, Uso de Resultados, Avaliação Educacional, Políticas Públicas.

Resumo

O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar como foram utilizados os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) no contexto educacional brasileiro. A revisão de literatura permitiu apontar a avaliação como um fator fundamental para a qualificação da educação, elaborar um panorama das pesquisas sobre o PISA no Brasil, além de propiciar discussões sobre a necessidade do uso dos resultados das avaliações em larga escala. A partir da análise documental e de entrevistas semiestruturadas, foi possível não apenas apresentar um estudo sobre o uso dos resultados do PISA no país, mas também estabelecer categorias de usos como o Uso Indevido ou Não Uso, apresentando as possibilidades e dificuldades dessa utilização e o papel dos gestores nesse processo.

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Biografia do Autor

Maria de Lourdes Haywanon Santos Araújo, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Feira de Santana, Bahia, Brasil

Formação: Doutora

Departamento de Educação UEFS

Área de Prática de Ensino, Políticas Publicas.

Endereço: Rua verão Vermelho, 73, Gabriela. Feira de Santana, Bahia. CEP 44028306

 Tel.: 75-981366437

Robinson Moreira Tenório, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Bahia, Brasil

Formação: Doutor

Departamento de Educação UFBA

Área de Avaliação Educacional

Endereço: Rua Fernão de Magalhães, 3160 ap. 301 Chame-Chame   CEP 40140410  Salvador Bagia

71 988920976

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Publicado

21-05-2021

Como Citar

Santos Araújo, M. de L. H., & Tenório, R. M. (2021). Resultados brasileiros no PISA e seus (des)usos. Estudos Em Avaliação Educacional, 28(68), 344–380. https://doi.org/10.18222/eae.v28i68.4553

Edição

Seção

Artigos