Indicadores educacionais de matrículas de alunos com deficiência no Brasil (1974-2014)

Autores

  • Andressa Santos Rebelo Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá, Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0003-1873-5622
  • Mônica de Carvalho Magalhães Kassar Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá, Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3989

Palavras-chave:

Educação Especial, Indicadores Educacionais, Políticas Educacionais, Indicadores Sociais.

Resumo

O uso de dados estatísticos foi por algum tempo preterido por parte da literatura educacional. Ciente desse movimento, este trabalho propõe-se a analisar a utilização de indicadores educacionais para conhecimento da realidade desse campo. São apresentados e analisados indicadores educacionais referentes a matrículas de alunos da Educação Especial no Brasil entre 1974 e 2014. Os dados são estudados sob uma perspectiva crítica, em interlocução com a literatura da área. O texto questiona a forma como tais informações têm sido usadas, em especial pelo Governo Federal, como demonstrativos dos avanços da política de inclusão escolar. Conclui-se que tais indicadores necessitam ser articulados a uma leitura que considere os impactos das ações dos governos, além de ter como interlocução dados e pesquisas que propiciem diferentes leituras.

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Biografia do Autor

Andressa Santos Rebelo, Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá, Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação, com mestrado em Educação (2012) e graduação em Matemática-Licenciatura (2009) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Realiza pesquisas no Centro de Referência de Estudos da Infância e Adolescência (CREIA/CPAN/UFMS) e integra os grupos de pesquisa (CNPq) Educação e cidadania (http://creia.sites.ufms.br/) e Políticas públicas de educação e educação especial (http://ppeees.ufms.br/), interinstitucional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação - Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, política de educação especial, historiografia da educação especial e indicadores educacionais.

Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá, Mato Grosso do Sul

Professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Corumbá, Mato Grosso do Sul

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Publicado

23-04-2018

Como Citar

Rebelo, A. S., & Kassar, M. de C. M. (2018). Indicadores educacionais de matrículas de alunos com deficiência no Brasil (1974-2014). Estudos Em Avaliação Educacional, 29(70), 276–307. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3989

Edição

Seção

Artigos